O CultSP Pro, maior programa de formação e qualificação voltado ao setor cultural e criativo do Brasil, está com inscrições abertas até 1º de junho para novos cursos em São José dos Campos. São oferecidas 100 vagas em cinco atividades.
+ Receba as notícias do dia - clique AQUI para seguir o canal MEON no whatsapp
Para se inscrever é preciso ser maior de 16 anos, ter concluído o ensino fundamental e entrar no site do CultSP Pro.
Os cursos, oferecidos pela parceria entre Fundação Cultural e o Governo do Estado de São Paulo, abrangem áreas da arte dos games e literatura. Em São José, serão oferecidas aulas de Game Design, Programação de Games, Arte Para Jogos, Autopublicação: Criação e Pensamento e Acompanhamento de Projetos Literários.
“Com cursos pensados para atender às diversas necessidades de artistas, criativos e operadores da cultura em diferentes fases da carreira, o CultSP Pro segue ampliando sua oferta e reforçando o compromisso do Governo de SP com a formação e valorização dos profissionais da cultura. Investimos constantemente em capacitação e oportunidades, com o objetivo de fazer da cultura um motor ainda mais potente de desenvolvimento em todo o estado”, disse Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.
O CultSP Pro – Escolas de Profissionais da Cultura é um programa de formação e qualificação do setor cultural e criativo do Brasil. Desde o lançamento, em outubro de 2024, até abril de 2025, o programa já atendeu 22.943 pessoas com cursos, palestras, masterclasses e seminários. Foram 138 cursos realizados, com 3.898 alunos matriculados no período. Em 2024, o Programa atingiu 224 municípios e, no primeiro quadrimestre deste ano, já foram 231.
Receba as notícias do dia - clique AQUI
Cursos em São José
Game Design com Elvis Melo
Descrição: O curso aborda os fundamentos da criação de jogos, incluindo mecânicas, narrativa, dinâmicas e experiência do jogador. Os alunos aprenderão a desenvolver protótipos e a estruturar projetos criativos, explorando diferentes gêneros e plataformas. Indicado para quem deseja atuar na concepção de jogos digitais e analógicos.
Duração: 9 de junho a 28 de outubro (120h)
Horário: Segundas e Terças das 14h às 17h
Vagas: 20
Local: Cephas - R. Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José
Programação de Games com Arthur Emori
Descrição: Curso focado no desenvolvimento técnico, este curso ensina programação voltada para games, incluindo motores gráficos, lógica de jogo, física e inteligência artificial. Os participantes trabalharão com linguagens e frameworks populares para criar jogos interativos e otimizados, adquirindo habilidades essenciais para a indústria.
Duração: 9 de junho a 28 de outubro (120h)
Horário: Segundas e Terças das 14h às 17h
Vagas: 20
Local: Cephas - R. Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José
Arte Para Jogos com Bia Bock
Descrição: Curso introdutório aos fundamentos da arte digital para jogos 2D. Aborda desenho, criação de personagens, cenários, UI/UX, pintura digital, animação e integração com Unity. Os alunos desenvolvem projetos colaborativos e um portfólio final, explorando todo o processo de criação visual para jogos digitais, do conceito à aplicação prática em engines.
Duração: 9 de junho a 28 de outubro (120h)
Horário: Segundas e Terças das 14h às 17h
Vagas: 20
Local: Cephas - R. Tsunessaburo Makiguti, 399 - Floradas de São José
Autopublicação: Criação e Pensamento com Bebel Abreu
Descrição: Transforme suas ideias em publicações independentes. O curso abrange todas as etapas da autopublicação, desde o planejamento gráfico e escolha de materiais até técnicas de impressão e estratégias de circulação. Com uma abordagem prática, inclui experimentação com formatos, apresentação de acervos de zines e publicação independente, além de um momento final para compartilhar e discutir os trabalhos produzidos. Ideal para quem deseja dar vida a projetos autorais.
Duração: 28 de junho a 12 de julho (24h)
Horário: Sábado das 9h às 18h
Vagas: 20
Local: Museu Municipal São José dos Campos - Praça Afonso Pena, 29 – Centro
Acompanhamento de Projetos Literários com Isabella Martino
Descrição: Focado em escritores iniciantes ou intermediários, este curso oferece apoio na estruturação de projetos editoriais. Sob a orientação de Isabella Martino, escritora e psicanalista, os participantes receberão feedback especializado, explorarão referências e aprimorarão suas narrativas. O curso visa proporcionar clareza e segurança no processo de escrita, garantindo um desenvolvimento sólido e coerente de obras capazes de serem publicadas por editoras privadas ou incentivos públicos.
Duração: 14 de junho a 12 de julho (40h)
Horário: Sábado das 9h às 18h
Vagas: 20
Local: Museu Municipal São José dos Campos - Praça Afonso Pena, 29 – Centro
SJC: Via Oeste será interditada para corrida neste domingo (25)
Veja o cronograma das interdições
Carlo Ancelotti será apresentado como técnico da Seleção Brasileira
Treinador italiano divulgará lista oficial com 23 jogadores
Cientistas testam molécula que pode reverter queda de cabelo
Substância mostrou bons resultados nos primeiros testes em humanos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.