A salsa (foto) é inspirada no mambo, rumba e chá-chá-chá
Divulgação/CreativeCommons/David Paulina
Aproveitando o ensejo do Sesc São José dos Campos, que realiza shows de música latina nas sextas-feiras de novembro, o Meon mostra as particularidades das principais danças latinas que vão estar nos shows do Sesc e no baile de música de salão mais perto de sua casa.
Variações de Com o auxílio de Valda Garcia, professora de dança de salão da academia Val Garcia, de São José dos Campos, conheça as diferenças entre mambo, salsa, chá-chá-chá e bolero, que vão estar no repertório de apresentações de Miram Mirah, Montuno e El Cartel Cumbia, do Sesc.
Se você seguir o conselho de Tim Maia ("quem não dança, segura a criança"), não deve ficar parado. E se sabe dançar só um forró mais ou menos, Valda avisa:
"Mesmo sem saber a técnica, o dois pra lá e dois pra cá pode funcionar com qualquer ritmo, samba, salsa, bolero. Não é errado. O importante é ser prazeroso".
Bolero
O que: dos ritmos latinos, é dos mais antigos, do fim do século 19. Tem origem afro espanhola e se popularizou em Cuba, Porto Rico, República Dominicana e Chile. Influenciou a salsa, o chá-chá-chá e o mambo. É uma música mais romântica, de dinâmica lenta ou média. O par dança abraçado e os passos se assemelham aos de tango e samba de gafieira.
Dance: "Bésame Mucho", de Consuelo Vásquez.
Mambo
O que: ainda que não seja muito dançado em bailes, o mambo, ritmo afrocubano dos anos 1930. A dança segue um ritmo sincopado, ou seja, de quatro tempos. Há movimentos de pernas e braços e, quando não tem dinâmica parecida com o bolero, requer boa velocidade com os pés.
Dance: "Mambo #5", de Perez Prado.
Chá-chá-chá
O que: de origem mexicana e popularizada em Cuba, a principal particularidade do chá-chá-chá é na marcação rítmica. A dança se desenvolve em quatro batidas, mas com uma parada não na primeira, e sim na segunda batida. Também dançado em par, com grande uso dos braços, tem sua contagem básica em "1-2-3, 1-2".
Dance: “Santa Isabel de las Lajas”, de Benny More.
Salsa
O que: a salsa é a terminação comercial de um ritmo nascido em Nova York no início dos anos 1960, por dançarinos de origem hispânica. Tem influências do mambo, rumba e chá-chá-chá. É uma dança mais desenvolta, com movimentos de braço, cabeça e giros. Muitas vezes com intenção de sensualizar.
Dance: "Salsa Caliente", Tito Puente
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.