Desde que começou a viajar a trabalho para o exterior em 2009, o modelo Rafael Moreno, 23 anos, quase não tem tempo para voltar para casa, em Jacareí. Há oito anos desfila para grifes famosas, como Cavalera, Forum, Alexandre Herchcovitch, Osklen, Lacoste e Calvin Klein, além de fazer trabalhos para as revistas Elle e Vogue e estrelar campanhas para Nike, KYH (em Amsterdã), Priyo Oktaviano Haute Couture e Equilibria F/W 2015 e, a partir de junho, ser o rosto do perfume suíço Luzi.
O modelo fashion, que já passou por França, Alemanha, Holanda, Itália, China e Indonésia fotografando e desfilando, atualmente está em Cingapura, terminando a temporada asiática, e volta para a Europa no segundo semestre.
"Todas as viagens e países trazem histórias e pessoas incríveis. Acabamos construindo elos familiares para a vida toda", conta o amante de viagens, que revela fazer questão de passar Natal e Ano Novo com a família no Brasil.
Como você começou na carreira de modelo?
Costumo dizer que minha carreira tem dois momentos de início. O primeiro, em 2007, quando fui abordado em Jacareí por uma agência de modelos da cidade. Naquela época trabalhei muito por todo o estado de São Paulo até, em 2009, iniciar minhas viagens internacionais e conciliar trabalho e estudo. O segundo e mais crucial momento para o desenvolvimento da minha carreira foi em 2012, quando passei a fazer parte de uma agência de São Paulo muito bem conceituada internacionalmente. Foi quando comecei a trabalhar com uma scouter internacional e, de fato, me dediquei de corpo e alma à essa profissão que tanto amo.
Qual é a diferença do modelo fashion para o modelo comercial?
O modelo fashion é aquele perfil que estamos acostumados a ver nos desfiles das Semanas de Moda do Brasil e do mundo, que faz editoriais em conceituadas revistas e, normalmente, são modelos que seguem um padrão de medidas específicas. O modelo comercial é aquele que vemos com maior frequência nos comerciais e anúncios, que não necessariamente seguem as medidas a risco e realizam um trabalho com maior enfoque televisivo.
Há quanto tempo está modelando fora do país?
A minha primeira experiência como modelo internacional foi em 2009. No momento estou fora do país há quatro meses, porém emendando viagens com um período de idas e vindas ao Brasil desde 2013. Graças a Deus estou com minha agenda completa até janeiro de 2015.
Como surgiu o convite para sair do Brasil?
Houve muita preparação. Fiz alguns testes direcionados para o mercado internacional e, após ser aprovado, me enviaram o contrato da agência internacional que gostaria de trabalhar comigo e, consequentemente, passagens e todas orientações necessárias. Vale destacar a importância de trabalhar com profissionais sérios e competentes, que dão todas recomendações necessárias antes de sair do Brasil.
Você tem alguma história de alguma experiência marcante que passou em algum país que já visitou?
São muitas histórias, mas a que mais me marcou ultimamente foi um desfile que fiz em Pequim (China), em 2013, onde os modelos precisaram sair escoltados do local devido ao assédio geral do público. Foi uma sensação incrível! Fico muito feliz com o retorno do público.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.