Por Renan Simão Em Cultura

Do isopor à vida: a arte de criar bonecos chega a São José dos Campos

O que é preciso para transformar um bloco de isopor em um boneco animado, que, depois de pronto, não tem um traço do bloco que foi antes? "O boneco é o seu ator, ele precisa ter contexto, precisa ter uma história", conta o bonequeiro Sérgio Serrano. Serrano ministrou no mês de junho uma oficina no Sesc São José dos Campos sobre manipulação direta de bonecos.

Em aulas semanais, oito alunos aprendem a criar seus próprios personagens, desde a escultura do isopor, articulação de movimentos até a construção do personagem. Em poucos minutos de oficina nesta terça-feira (24), o bonequeiro ensina a passar um arame e um elástico pela boca de um boneco. O que antes era estático, agora pode falar e impressiona os alunos.

Serrano tem mais de 40 bonecos feitos: Gepeto, Mozart, Chopin, Luís Gonzaga, Ravi Shankar são alguns deles e existem até os que tocam instrumentos e praticam pintura. As criações da Cia. Ópera na Mala, companhia paulistana de Serrano e sua parceira Cris Miguel, ficam expostas até 3 de agosto no Sesc São José

"Levei mais de 8 meses para criar o meu primeiro boneco, o Julião, [um pianista da praia], mas esse não foi o tempo de mão na massa, foi a criação do personagem", diz. Julião tem 15 anos de existência e foi feito de argila e papel.

Oficina
Gabriel Neves, 22 anos, é um dos alunos que lixam os bonecos de isopor. Fez as pernas, tronco, cabeça e cartola. "Nem estava inscrito, vim só para acompanhar a minha namorada, mas gostei muito e continuei", conta o funileiro de carros que ainda está descobrindo como vai ser seu personagem.

A atriz Cláudia Savastano, 52 anos, cria uma boneca inspirada em sua afilhada, uma personagem que já ganhou vestido lilás (costurado por Cláudia) e um rosto rechonchudo. "Estou adorando, a gente entra sem noção de nada e faz coisas maravilhosas", afirma.

Durante sessão de fotos no espaço da exposição do Ópera na Mala, Serrano conta que suas criações são mais do que bonecos. "Eles viajaram, estão comigo por muitos anos, às vezes sento no quintal lá casa, onde ficam os baús dos bonecos, e consigo ouvir os rumores deles vivos dentro dos baús." 

"ÓPERA NA MALA 15 ANOS"
Quando: até 3 de agosto aos sábados e domingos, das 10h30 às 17h30, e de segunda-feira a sexta-feira, das 13h30 às 17h30
Onde: Sesc São José dos Campos - avenida Adhemar de Barros, 999, Jardim São Dimas
Quanto: grátis
Mais informações: (12) 3904-2000

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Renan Simão, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.