Santo Antônio do Pinhal irá sediar, a partir desta quinta-feira (15) até domingo (18), a 7ª edição da FLIMA (Festa Literária da Mantiqueira). Com o tema “Deslocamentos e Pertencimentos”, o evento reúne 60 atividades literárias e artísticas gratuitas para todas as idades. A programação, que acontece em diferentes espaços da cidade, inclui shows musicais e feira de livros com mais de 30 estandes.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
O destaque da edição fica por conta das 11 mesas literárias no Auditório Municipal, que tratam de assuntos como migração, emergência climática, feminismo, religiosidade e identidade. O evento tem a curadoria de Cristiane Tavares, Maria Carolina Casati e Roberto Guimarães.
Segundo Guimarães, com a pluralidade de vozes e transversalidade dos temas, o festival aposta em encontros potentes entre literatura, realidade e sensibilidade, promovendo diálogos necessários sobre o mundo contemporâneo e suas encruzilhadas. “Acreditamos que a literatura pode contribuir para aproximar as pessoas, ampliando as possibilidades de diálogo", ressalta.
Presença confirmada de grandes nomes, como o escritor Milton Hatoum, o jornalista internacional Jamil Chade, a escritora e roteirista Tati Bernardi, o ambientalista e escritor Kaká Werá, e da pesquisadora e escritora Luciany Aparecida e muito mais.
Além disso, as atrações musicais também refletem a pluralidade de vozes proposta pela curadoria. Do alaudista sírio Rajana Olba à lenda do forró Zé Pitoco, passando pela cantora e compositora potiguar Juliana Linhares, com o show nordeste ficção e pela banda Quimbará – formada por filhos de cubanos radicados no Brasil–, os shows gratuitos prometem colocar os visitantes para dançar e se divertir nas agradáveis noites de outono na serra.
MESAS LITERÁRIAS - A abertura oficial acontece na quinta-feira (15), às 19h, com o recital “Retrato sonoro de um certo Oriente”, do alaudista sírio Rajana Olba, seguido da mesa “Distopia americana: Trump e a nova (des)ordem mundial”, com o jornalista internacional Jamil Chade.
Na sexta-feira (16), às 15h, os debates começam com a mesa “Ciência encantada: nos caminhos de Jurema”, reunindo o jornalista e escritor Marcelo Leite, que lança, em primeira mão, o livro “A ciência encantada de Jurema” (editora Fósforo). A mesa é acompanhada também da liderança indígena Chirley Pankará e mediada pela pesquisadora Carolina Rocha. A seguir, nomes como Edimilson de Almeida Pereira, Kaka Werá, Ana Rüsche e Prisca Agustoni conduzem reflexões sobre território, poética e os limites da palavra diante da crise climática.
O sábado (17), às 14h30, é marcado por conversas sobre espiritualidade, deslocamentos forçados e fronteiras literárias. Além da aguardada mesa “Manaus é um mundo”, às 18h30, que homenageia o escritor Milton Hatoum, o público poderá acompanhar diálogos com nomes como Marie Ange Bordas, Edyr Augusto e Morgana Kretzmann
Encerrando a programação no domingo (18), às 12h, o destaque vai para as mesas “A culpa é do feminismo?”, com Milly Lacombe e Bianca Santana, e “De boba ela não tem nada”, com a escritora e roteirista Tati Bernardi, que lança o livro A boba da corte (editora Fósforo).
FEIRA DE LIVROS - Com o objetivo de fomentar a bibliodiversidade e a cadeia produtiva do livro, a FLIMA 2025 terá uma feira de livros com cerca de 30 stands e extensa programação paralela, com lançamentos de livros, sessões de autógrafo, rodas de conversa e oficinas. A livraria oficial do festival é a Livraria Mantiqueira, sediada em Santo Antônio do Pinhal.
Para Guimarães, a escolha de Milton Hatoum como autor homenageado reforça a proposta da FLIMA. “Seus romances, como "Dois Irmãos" e "Cinzas do Norte", exploram as múltiplas camadas da identidade brasileira e os efeitos das migrações internas e externas. Durante o evento, sua trajetória e obra serão debatidas em diferentes mesas e atividades.”
SOBRE A FLIMA - Com sede em Santo Antônio do Pinhal, coração da APA (Área de Proteção Ambiental) da Serra da Mantiqueira, a FLIMA – Festa Literária da Mantiqueira surgiu em 2018. Desde então, celebra a literatura viva e promove encontros para refletir sobre as questões contemporâneas por meio da literatura, da arte e da educação, contemplando múltiplas vozes e sempre homenageando um autor brasileiro – e vivo.
A FLIMA 2025 conta com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, do Programa de Ação Cultural – ProAC e do Fomento CULTSP.
Mais informações e a programação completa podem ser obtidas pelo site do evento: https://flima.net.br/ ou email festaliterariamantiqueira@gmail.com.
Empregada doméstica é presa novamente por suspeita de envolvimento no latrocínio de mecânico em São José dos Campos
Após liberação judicial no fim de junho, mulher foi detida hoje após novas evidências apontarem que ela passou informações privilegiadas aos assaltantes
Kiev amanhece sob fumaça após maior ataque russo
Rússia lançou 550 drones e 11 mísseis contra a capital ucraniana; bombardeios atingiram quase todos os distritos
Comunicação consistente pelo WhatsApp pode fortalecer a imagem da marca e gerar mais vendas
Empresas adotam o app como canal estratégico de relacionamento e consolidam presença com linguagem alinhada e atendimento eficiente
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.