A escritora e pesquisadora Luciana Brauna lança neste mês o livro Cidade Incolor, obra que dá continuidade à sua trajetória literária marcada pela escrevivência e pela potência das vozes negras e femininas. O lançamento ocorrerá em diferentes cidades do Vale do Paraíba entre novembro e dezembro, reforçando o compromisso da autora com o diálogo entre literatura, território e comunidade.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Em Cidade Incolor, Luciana se apoia na artesania da palavra para explorar as frestas da cidade — esse espaço onde o concreto tenta silenciar, mas onde a vida insiste em brotar. Dividido em três partes, o livro reúne poemas e contos inspirados em vivências pessoais e coletivas, criando uma cartografia poética sobre corpo, cidade e pertencimento.
Mais do que literatura, a obra é um gesto político e sensível de resistência. A autora parte de experiências atravessadas por gênero, raça e classe para revelar os contrastes e contradições do espaço urbano, transformando o cotidiano em matéria poética e social. Cidade Incolor propõe refletir sobre a cidade como corpo coletivo — um espaço de fronteiras visíveis, mas também de encontros e afetos que resistem à homogeneização do progresso.
Natural de São José dos Campos (SP), Luciana Brauna é bacharel e licenciada em Ciências Sociais e mestranda em Planejamento Urbano e Regional. Produtora cultural, escritora e pesquisadora, tem atuado em projetos de combate ao racismo e valorização da sociodiversidade, especialmente a partir das vozes negras do Vale do Paraíba.
Entre seus trabalhos, destacam-se os livros Se Me Deixassem Falar (2021) e Partos Pandêmicos (2023), além da coordenação de iniciativas como Rotas da Escrevivência, Sementes Afrodescendentes e Descolonizando Saberes, que já impactaram mais de cinco mil pessoas. Atualmente, Luciana é CEO da Ybyrá-Una, startup de soluções culturais que conecta pessoas, territórios e saberes.
Agenda de lançamentos – Cidade Incolor
* 22/11 | 19h – Museu Municipal – São José dos Campos
* 29/11 | 18h – Casa Afro – Lorena
* 13/12 | 15h – Ilê das Pretas – Jacareí
Projeto de lei em São José propõe defesa pessoal nas aulas de educação física
Proposta do vereador Senna quer ensinar luta corporal nas escolas municipais
Pinda pode ter aumento de IPTU em 2026
Projeto foi protocolado pela prefeitura na sexta-feira (7)
Jovem morre atropelado na Via Dutra
Acidente aconteceu no Km 86, em Pinda
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.