Cultura

Luciana Brauna lança livro “Cidade Incolor”

Obra celebra vozes negras e femininas no Vale do Paraíba

Escrito por Rubens Baracho

11 NOV 2025 - 10H58 (Atualizada em 11 NOV 2025 - 11H31)

Divulgação/Assessoria

A escritora e pesquisadora Luciana Brauna lança neste mês o livro Cidade Incolor, obra que dá continuidade à sua trajetória literária marcada pela escrevivência e pela potência das vozes negras e femininas. O lançamento ocorrerá em diferentes cidades do Vale do Paraíba entre novembro e dezembro, reforçando o compromisso da autora com o diálogo entre literatura, território e comunidade.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Em Cidade Incolor, Luciana se apoia na artesania da palavra para explorar as frestas da cidade — esse espaço onde o concreto tenta silenciar, mas onde a vida insiste em brotar. Dividido em três partes, o livro reúne poemas e contos inspirados em vivências pessoais e coletivas, criando uma cartografia poética sobre corpo, cidade e pertencimento.

Mais do que literatura, a obra é um gesto político e sensível de resistência. A autora parte de experiências atravessadas por gênero, raça e classe para revelar os contrastes e contradições do espaço urbano, transformando o cotidiano em matéria poética e social. Cidade Incolor propõe refletir sobre a cidade como corpo coletivo — um espaço de fronteiras visíveis, mas também de encontros e afetos que resistem à homogeneização do progresso.

Natural de São José dos Campos (SP), Luciana Brauna é bacharel e licenciada em Ciências Sociais e mestranda em Planejamento Urbano e Regional. Produtora cultural, escritora e pesquisadora, tem atuado em projetos de combate ao racismo e valorização da sociodiversidade, especialmente a partir das vozes negras do Vale do Paraíba.

Entre seus trabalhos, destacam-se os livros Se Me Deixassem Falar (2021) e Partos Pandêmicos (2023), além da coordenação de iniciativas como Rotas da Escrevivência, Sementes Afrodescendentes e Descolonizando Saberes, que já impactaram mais de cinco mil pessoas. Atualmente, Luciana é CEO da Ybyrá-Una, startup de soluções culturais que conecta pessoas, territórios e saberes.

Agenda de lançamentos – Cidade Incolor

* 22/11 | 19h – Museu Municipal – São José dos Campos

* 29/11 | 18h – Casa Afro – Lorena

* 13/12 | 15h – Ilê das Pretas – Jacareí

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rubens Baracho, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.