O público de São José dos Campos ganhou mais tempo para visitar a exposição “Gütlich – entre mundos”, em cartaz no Museu Municipal. A Fundação Cultural Cassiano Ricardo anunciou a prorrogação da mostra até o dia 17 de abril, devido à grande procura de visitantes.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
A exposição presta homenagem ao pintor holandês Johann Gütlich, celebrando seus 100 anos de nascimento e sete décadas de história no Brasil. Em São José, cidade onde viveu por cerca de 30 anos, o artista fundou a Escola de Belas Artes, importante marco na formação cultural da região.
A mostra é composta por cinco salas temáticas — Trópicos, Inverno, Personagens, Fase Branca e Desenhos e Guaches — que transportam o visitante aos diferentes “mundos” criados por Gütlich ao longo de sua carreira. As obras refletem as fases e sentimentos do artista, mesclando elementos de sua origem europeia com as influências brasileiras.
O acervo reúne obras pertencentes ao próprio Museu Municipal, além de peças cedidas por colecionadores. A exposição também marca a nova fase do espaço cultural, reaberto ao público em janeiro após uma reforma completa no prédio histórico.
Sobre o artista
Nascido em Roterdã, em 1920, Gütlich chegou ao Brasil em 1953, após os impactos da Segunda Guerra Mundial. Já consagrado na Europa, participou de exposições no Museu de Arte Moderna de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em 1962, escolheu São José dos Campos como lar e tornou-se figura central da cena artística local.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI
No início, retratava paisagens frias, típicas da Europa. Com o tempo, incorporou temas brasileiros, como o cangaço, a caatinga e o cerrado. Em 1969, passou a adotar uma linguagem mais abstrata, mergulhando no expressionismo.
Visitação
📍 Museu Municipal
📌 Praça Afonso Pena, 29 – Centro, São José dos Campos
🕘 Terça a sexta, das 9h às 18h
🕘 Sábado, das 9h às 13h
Câmara aprova urgência do PL da Anistia
Foram 311 votos a favor e 163 contra
Tarcísio descarta Presidência e foca na reeleição
Governador de SP tem sido cotado para concorrer ao Planalto
CNPJ vai ter letras a partir de 2026
Cadastro se tornará alfanumérico devido ao esgotamento de números
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.