Cultura

Projeto Memórias de Carvalho chega a São José

Espetáculo compartilha saber popular com as novas gerações

Escrito por Meon

03 MAI 2025 - 16H00

Divulgação

Neste domingo (4) o projeto Memórias de Carvalho chega a São José dos Campos, em apresentação gratuita no Parque Vicentina Aranha, às 10h da manhã.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

No show, as irmãs Ana Maria Carvalho - mestra da cultura popular - e Bel Carvalho cantam cantigas populares que aprenderam na infância, no Maranhão, fazendo esse resgate dos ritmos da cultura brasileira e da importância do brincar. No show, crianças e adultos são convidados a dançar as cantigas.

À tarde, às 15h, acontece uma roda de conversa na Cia Cultural Bola de Meia, com o tema: "Cultura da Infância, Transmissão e Oralidade".

Há mais de 30 anos, Ana Maria Carvalho e Bel Carvalho se firmam como guardiãs da cultura maranhense. Desde que deixaram a cidade natal de Cururupu, no Maranhão, as irmãs sustentam o compromisso de preservar as memórias que guardam da infância e que, recontadas, são capazes de manter vivos os saberes tradicionais que atravessam gerações, e também os limites territoriais do País.

O projeto de Ana Maria e Bel Carvalho é uma iniciativa que convida o público a revisitar as histórias que foram contadas a elas ainda crianças. Um verdadeiro baú cultural onde se encontram cantigas e brincadeiras populares, passadas adiante por cantadores e mestres da cultura popular brasileira, mas também pelos pais, tios e avós das meninas maranhenses.

Ana Maria e Bel emprestam a voz para conduzir a linha-narrativa do espetáculo ancestral, que se promete dançante e brincante. Os sons e narrativas, garante a dupla, remontam um Brasil do interior, negro e popular.

“É um trabalho de resgate das nossas vivências de infância, e daquelas colhidas ao longo de décadas de trabalho com arte e educação. O Memórias de Carvalho nos permite voltar ao passado, e também nos prepara ao fazer atual, com a continuidade das brincadeiras. A ideia é trazê-las para outras pessoas, outros lugares, e resgatar o prazer do brincar, das trocas coletivas, mantendo vivo o nosso acúmulo cultural”, avalia Bel Carvalho.

A cada apresentação, Ana Maria e Bel são acompanhadas por quatro musicistas e dois brincantes, que cuidam de convidar o público a interagir com as canções e as brincadeiras. São apresentadas onze cantigas tradicionais populares, uma delas ‘Sapo Cururu’, adaptada por Ana Maria Carvalho. 

+ Leia mais notícias da RMVale

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Cultura

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.