O Parque Vicentina Aranha se consolidou, em São José dos Campos, como um espaço onde as palavras escritas, cantadas, declamadas, discutidas, em suas tantas possibilidades, são constantes. Em uma caminhada por suas áreas verdes, é possível observar leitores apreciando leituras silenciosas embaladas por sons suaves amenizando a agitação urbana ou mesmo escritores se inspirando na natureza e no cotidiano.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
“Voam as Palavras no Parque das Letras” é o tema da 11ª FLIM, Festa Literomusical de São José dos Campos, que acontece nos dias 28, 29 e 30 de novembro, no Parque Vicentina Aranha. A metáfora do Parque como livro nos inclui em suas linhas, encontrando com personagens crianças, jovens, adultos e idosos, caminhando, correndo, observando, analisando, refletindo a complexidade da nossa condição humana. A cada página, a cada festa literomusical, constrói-se memórias que alimentam narrativas e estruturam afetos de valor eterno e universal.
Ao longo de três dias de programação, com mesas literárias, lançamentos de livros de escritores locais, oficina de escrita criativa, sarau, slam, intervenções artísticas, atividades infantis, feirinhas e área gastronômica, o Vicentina promoverá um grande encontro literário que vai celebrar a literatura infantojuvenil, a educação e a formação de novos leitores, considerando práticas de leitura e escrita, diversidade cultural, vivências literárias e reflexões sobre os desafios da produção literária contemporânea.
58ª Semana Cassiano Ricardo
Em mais uma edição, em reconhecimento à importância do tradicional evento joseense que incentiva a leitura e a literatura, a FLIM recebe a programação da 58ª Semana Cassiano Ricardo, realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
Entre as atrações estão a entrega do tradicional Troféu Cassiano Ricardo, as palestras “Uma Aventura Machadiana em Moscou e os Caminhos da Literatura Brasileira”, com Andrea de Barros; “Importância e Dificuldades de se resgatar a obra e vida de escritores modernistas e o papel da imprensa neste processo”, com Ubiratan Brasil; “A mulher na Imprensa e na Literatura Nacional”, com Regina Helena Paiva Ramos; “O Retrato do Planeta”, com Ricardo Martins e Mário Lúcio Sapucahy; e a palestra “Expedição Yanomami”, com lançamento do livro “Os Últimos Filhos da Floresta”, de Ricardo Martins, e exibição de documentário.
Mesas Literárias
No sábado (29), às 10h, a primeira mesa literária “O sentido das palavras que incluem”, contará com a presença da finalista do Prêmio Jabuti Jô Freitas, da escritora e podcaster Geovana Tominaga e mediação da pedagoga e contadora de histórias Helen Cypiano. A segunda mesa, às 15h, “Literatura e escola – Como se ensina a gostar de ler?”, reunirá os professores e escritores Ricardo Estevão e Guilherme de Lima, sob a mediação do arte-educador Ricardo Silva.
Com o tema “O que nos cura é também palavras”, a terceira mesa, que acontece no sábado, às 17h, recebe os apresentadores Jonas Almeida e Kelly Maria, com mediação da jornalista e escritora Renata Veneziani. Às 19h, a quarta mesa, com o tema “As histórias que nos constroem”, terá as presenças da autora de literatura para as infâncias Teresa Cristina Bendini, da escritora Jéssica Anitelli, da jornalista e idealizadora do canal “Ler Antes de Morrer” Isabella Lubrano, e será mediada pela jornalista Fernanda Santos.
No domingo (30), às 10h, a quinta mesa literária, com o tema “Poesia é afeto que avoa”, promoverá um encontro de gerações, com o poeta Paulo Barja, a escritora mirim Antônia Gomes Minchoni e mediação feita pela jornalista e escritora Thalita Monte Santo.
Lançamentos de livros de autores locais
Tradição nas edições da FLIM, o lançamento de livros de autores locais acontecerá em cinco mesas literárias temáticas, abordando diferentes gêneros literários, apresentadas pelo escritor Sandro Cuesta.
“Poesia”, com Larissa Ferreira, Thalita Monte Santo e mediação de Mariana Bastos; “Não Ficção”, com Diego Cavaleiro Andante, Paula Carnevalli, Danusa Machado e mediação de Douglas Garrido; “Contos e Crônicas”, com Joana Ricci e Thereza Osório, com mediação de Sandra Guimarães; “Literatura Infantil”, com Sheila Faemnan, Shiva Carolina, Liza Scavone e mediação de Cristina Hernandes; e “Romance”, com Sidney Alexsandro, Guilherme de Lima, Lola Chambrett e mediação de Silla Antunes.
Shows
Além das Mesas Literárias, outro ponto alto da Festa Literomusical de São José dos Campos são as apresentações musicais. O show de abertura, na noite de sexta-feira (28), às 19h30, será com o ator e cantor Silvero Pereira, que interpretará canções do inesquecível Belchior.
“Silvero Interpreta Belchior” é um espetáculo que une intensidade cênica e musical, na voz e presença desse multiartista cearense. Reconhecido por sua versatilidade como ator, cantor e performer, ele empresta sua força interpretativa a um repertório cuidadosamente escolhido, celebrando a obra de Belchior e revivendo suas próprias raízes sertanejas.
No sábado (20), às 20h30, sobe ao palco a cantora Cecília Militão. Conhecida por sua voz marcante e por se apresentar em shows de jazz, bossa nova e MPB, é a criadora do projeto Vozes Pretas. Seu repertório inclui uma mistura de jazz tradicional, samba-jazz, soul jazz, bossa nova e música brasileira.
E no domingo (30), às 11h30, o Batuque de Responsa, projeto de São José dos Campos, encerra a FLIM com um samba contagiante e performático, com ritmistas e alegorias.
Festa solidária, acessível e sustentável
Em uma parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, todos os anos o público da FLIM é convidado a doar 1kg de alimento não perecível em benefício das entidades assistidas pela instituição. A doação é opcional. Todas as atrações são gratuitas.
As principais mesas literárias contarão com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e, com o apoio da equipe de voluntários, exemplares da programação impressos em Braile estarão disponíveis para consulta durante o evento. Nas mídias sociais (@flim.sjc), as publicações acompanham legenda #ParaTodosVerem, recurso que acessibiliza os conteúdos para pessoas com deficiência visual.
Entre as ações de sustentabilidade, coletores adesivados para o descarte correto de resíduos estarão disponíveis por todo o Parque, além de bebedouros, incentivando o consumo consciente. Todas as lonas utilizadas na comunicação visual da FLIM serão doadas para o projeto “Reciclaí”, que usará esse material para a confecção de instrumentos para musicalização infantil.
Sobre o Parque Vicentina Aranha
Inaugurado pela Santa Casa de Misericórdia de São Paulo em 1924 como Sanatório Vicentina Aranha, foi um dos maiores centros para tratamento de tuberculose da América Latina. Desde 2007, funciona como Parque Vicentina Aranha, de propriedade do munícipio de São José dos Campos, estando sua gestão, desde 2011, a cargo da AFAC - Organização Social de Cultura, a qual promove o restauro e a manutenção das edificações históricas centenárias, além de uma diversificada programação cultural, socioeducativa e de qualidade de vida.
Serviço:
11ª FLIM - Festa Literomusical de São José dos Campos
“Voam as Palavras no Parque das Letras”
Data: 28, 29 e 30 de novembro de 2025
Local: Parque Vicentina Aranha
Endereço: Rua Eng. Prudente Meireles de Morais, 302 - Vila Adyana
São José dos Campos/SP
Mídias sociais: @flim.sjc
Secretário de saúde de Caraguá deixa o cargo
Ele será substituído pelo vice-prefeito
Cineasta joseense lança série docu-reality no Canal History
“Caça-Tempestades - Amazônia” estreia nesta quarta-feira (5)
Finep libera R$ 1 bilhão para projetos de inovação em todo o país
Programa Inovacred vai financiar empresas de todos os estados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.