Uma das pioneiras no setor de tokenização imobiliária no Brasil, a Housi pretende expandir seus negócios no setor a partir da educação, explicando a tecnologia blockchain e a tokenização de imóveis de forma simples e prática. Durante a pandemia do coronavírus, a procura por inovação e flexibilidade no setor imobiliário aumentou cada vez mais, e é neste cenário que a Housi atua com destaque. Classificada como “um verdadeiro ecossistema de serviços que conecta os moradores a todas as suas necessidades”, a empresa dá mais um passo em direção à uma nova era do mercado imobiliário: a tokenização.
O processo de tokenização pretende facilitar ainda mais a vida de quem quer alugar ou comprar imóveis. Esta é uma das principais premissas da Housi, que já oferece o aluguel simplificado em sua plataforma, na qual é possível alugar casas e apartamentos por poucos dias ou longas temporadas com apenas um clique. Agora, com o cashback token, a empresa utiliza a tecnologia blockchain para garantir novos benefícios aos seus clientes.
Lançado em março, o cashback token funciona como um utility token, uma espécie de criptoativo ligado a benefícios específicos, e garante descontos nas despesas operacionais dos imóveis. O projeto é uma parceria com a Vitacon, incorporadora do empreendimento ON Jardins, e a Insignia, startup criada com os vencedores do prêmio Real Estate Tokenization Challenge 2021.
Na primeira edição do podcast “IndaHousi”, o CEO Alexandre Frankel conversou com Rubens Neistein sobre o assunto. Neistein é cofundador da Insignia, membro da Fundação Internacional de Blockchain Real Estate Expertise e está trabalhando diretamente no projeto do cashback token. Durante a conversa, o especialista deu detalhes sobre como funciona o processo de tokenização.
“O que é tokenizar? É você vincular um ativo real – um apartamento, uma sala comercial, um galpão, um prédio – em um processo que chamamos de tokenização, que tem toda uma auditoria. Não é só criar um token. Você cria o token que irá representar aquele ativo, mas ele precisa de toda uma vinculação jurídica por trás, que inclusive vincula o token diretamente com o ativo, dando solidez e valor para ele. Ou seja: aquele token efetivamente está representando aquele ativo ou fração daquele ativo”, disse Rubens Neistein.
O cashback token é baseado em blockchain e foi desenvolvido pelas equipes de TI e jurídico da Housi. Inicialmente, ele está disponível apenas para os compradores de algumas unidades do ON Jardins, em São Paulo, mas a intenção é expandir a iniciativa para todos os seus mais de 50 mil imóveis no Brasil. Quem investe no empreendimento, recebe cashback em tokens da Housi para iniciar ou compor sua carteira digital. Eles podem ser transacionados digitalmente assim como as criptomoedas, e prometem ainda mais inovação para o segmento imobiliário.
“Quem investir em uma das unidades do ON Jardins Powered By Housi, o primeiro empreendimento Housi conectado à tokenização, vai receber cashback em tokens para iniciar ou compor a sua wallet. Esses tokens geram uma receita mensal que é abatida do preço do condomínio. Ou seja, você compra um imóvel com condomínio muito mais barato, que pode chegar a quase zero. Isso aumenta a sua rentabilidade, e para o inquilino isso é sensacional, porque ele também tem menos condomínio para pagar, isso é um atrativo sem tamanho”, explicou Alexandre Frankel, CEO da Housi.
Como parte dos planos de expansão de suas iniciativas com a tokenização, a Housi promove uma série de encontros com especialistas no “IndaHousi”. A intenção é democratizar o acesso à informação e disseminar conteúdo relevante e confiável para explicar temas complexos que envolvem o mundo da tokenização e criptoativos. E para isso, a Housi disponibiliza seu porta-voz para abrir o debate público.
Segundo a empresa, a educação sobre a tecnologia no setor imobiliário é um fator determinante para a sua evolução. Por isso, informações que antes eram disponibilizadas para um grupo restrito de investidores, agora também estão disponíveis no Spotify e no YouTube.
“Esse projeto é muito interessante porque temos a oportunidade de educar o mercado, os corretores, os investidores, e levar essa novidade para parceiros em todo o Brasil”, explica Alexandre Frankel, CEO da Housi.
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