Estação Ferroviária
Construída em 1874 em substituição a outra destruída pelo fogo. Doada, em julho de 99, ao município está sendo preparada para abrigar um futuro Espaço Cultural.
Rua Tem. Manoel França.
Prédio do Fórum
Construído em 1900, em estilo colonial, já serviu também como Cadeia Pública, Delegacia de Polícia e Sede do Destacamento Policial da antiga Força Pública do Estado.
Praça Portugal
Prédio do Grupo Escolar
Inaugurado em 1915, em estilo da época, abriga hoje a Escola Municipal de Educação Fundamental Cap. José Carlos de Oliveira Garcez.
Casa de Malba Tahan
Casa onde viveu o grande escritor e matemático, que viveu até adolescência em Queluz, autor de vários livros famosos, como Maktub e o O Homem que Calculava.
Hoje no local funciona o Museu e Biblioteca “Malba Tahan”, onde seu acervo pessoal encontra-se disponível para pesquisa.
Localizada ao lado da Igreja Matriz, 30.
Ponte sobre o Rio Paraíba do Sul
Construída em 1933, em substituição à antiga ponte (suas fundações ainda São visíveis) dinamitada pelas Forças Legalistas na Revolução Constitucionalista de 1932, para impedir a passagem das Forças do Governo da época.
Igreja Matriz de São João Batista
Construção datada de 1830, sobre uma capela já existente, ainda conserva suas características originais. Abriga uma imagem de São João Batista, Padroeiro da cidade, esculpida em madeira e vinda de Portugal.
Pico da Pedra da Mina
O ponto mais elevado da Serra da Mantiqueira e o 4° do Brasil, maciço rochoso que ainda tem outros pontos acima dos 2.500 m. de altura. Próprio para os praticantes do treking, caminhadas, alpinismo e acampamento selvagem. O local ainda não está aberto para visitação em virtude da dificuldade de acesso. O município reivindica o reconhecimento e instalação do Parque Nacional da Pedra da Mina. Acesso pela Fazenda Cascadura.
Mirante do Cristo
Imagem do Cristo Redentor que de braços abertos abençoa a cidade. Avista-se dali toda a cidade e uma parte do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira. Acesso por automóvel pela Rodovia Queluz/Areias. Existe um acesso a pé pelo Alto de São Pedro, subindo pela montanha.
Ponte do Caroço
Construída em pedra, muito antiga e data de construção desconhecida, porém de muita beleza, por sobre o Rio das Cruzes.
Localizada no início da Rodovia João Batista de Mello e Souza, antiga estrada que ligava São Paulo e Minas Gerais.
Cachoeira Marambaia
Fonte: caminhosdacorte.com.br
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.