Meon Turismo

Governo de SP lança rota de queijo em Campos do Jordão

Evento também apresenta o Gabinete 3D Turístico

Escrito por Meon

06 OUT 2023 - 10H54 (Atualizada em 06 OUT 2023 - 10H55)

Divulgação

O Governo de São Paulo trabalha para alavancar o turismo na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Mantiqueira Paulista. Nesta sexta-feira (6), a Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) leva o programa Gabinete 3D Turismo para Campos do Jordão, com o lançamento do guia virtual da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

O guia da Rota Turística do Queijo Artesanal Paulista será uma ferramenta para incentivo ao turismo rural e à visitação de propriedades produtoras de queijo que são bastante tradicionais no estado. Além da degustação em seus empórios, muitos deles oferecem visita à propriedade, manejo de animais e até piqueniques e cafés coloniais. A criação do guia da Rota do Queijo é uma parceria com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Associação Paulista do Queijo Artesanal.

Além disso, o secretário estadual do Turismo e Viagens de SP, Roberto de Lucena, anunciou a criação ainda neste ano de um distrito turístico para a região de Campos do Jordão. Com esse grande estímulo para os empreendedores da região, o governo projeta a criação de 6 mil novos postos de trabalho diretos e indiretos até 2026.

“Aqui você encontra uma culinária regional típica e de qualidade, que se mistura aos saberes populares e ao regionalismo, valorizando a história, gerando desenvolvimento e oportunidades aos destinos turísticos”, afirmou o secretário, destacando os investimentos que a gestão tem feito no turismo local. “O Governo já repassou, em 2023, cerca de R$ 36 milhões para a região. Nos oito primeiros meses do ano, só a cidade de Campos do Jordão recebeu do Estado cerca de R$ 3,2 milhões”, disse o secretário.

O novo distrito será formado pela integração de territórios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antônio do Pinhal – e deve impulsionar a organização de uma região privilegiada pelos cenários de montanhas e produtos artesanais premiados, como vinhos, queijos e azeites, além de restaurantes típicos.

Gabinete 3D Turismo

O programa Gabinete 3D Turismo levará ainda palestras sobre investimentos em infraestrutura turística e soluções de crédito turístico, além de reunir empresários do setor para capacitações e workshops e realização de press trips com jornalistas para divulgar os atrativos da região.

Com esse projeto, o compromisso do Governo do Estado é atender às demandas dos municípios e manter o diálogo permanente com a população e gestores locais. Essa é a segunda edição do Gabinete 3D Turismo. O primeiro foi em Araçatuba, na última semana de setembro.

Nos eventos do Gabinete 3D, os secretários de Estado da gestão comandada pelo governador Tarcísio de Freitas atuam presencialmente nas cidades-polo de cada região para apresentar novas propostas e receber demandas locais. Assim, Estado e municípios trabalham em parceria na elaboração de soluções para problemas e em inovações que impulsionam as potencialidades locais.

O Gabinete 3D também terá apresentações sobre o posicionamento estratégico do turismo em São Paulo. De acordo com levantamento recente do Governo do Estado apresentado na Assembleia Legislativa, o setor já representa quase 10% do PIB paulista, ativando 52 setores econômicos e gerando 2,3 milhões de empregos no estado.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.