Meon Turismo

Ilhabela recebe jornalistas e influenciadores da Argentina e Chile

Iniciativa é promover turismo na América do Sul

Escrito por Meon

17 SET 2025 - 16H30

Reginaldo Pupo

Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, recebe desde terça-feira (16) um grupo de jornalistas e influenciadores da Argentina e do Chile, em uma ação de promoção turística que se estende até domingo. A Press Trip — iniciativa em que profissionais visitam destinos turísticos — tem como objetivo diversificar os roteiros brasileiros e fortalecer a imagem do país no exterior. Durante a viagem, os participantes também conhecerão Paraty, na Costa Verde fluminense.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

A iniciativa busca posicionar Ilhabela como um destino diferenciado para o turista latino-americano, aproveitando a crescente conectividade aérea com o Sudeste brasileiro. Desde 2007, o município é reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos polos indutores do turismo brasileiro. A escolha do destino foi baseada em análises de mercado que identificaram interesse crescente dos turistas da Argentina e Chile, além da necessidade de apresentar alternativas além dos tradicionais destinos de sol e praia.

A ação é promovida pela Embratur, com apoio do Sebrae, que elaborou um roteiro pensado para proporcionar uma experiência profunda. Em Ilhabela, os participantes conhecerão a comunidade caiçara da praia de Castelhanos, participando de atividades de turismo de base comunitária, além de desfrutar de passeios de lancha e da gastronomia local.

Em Paraty, o foco será a imersão cultural, com visitas à Fazenda Bananal, passeios pelo centro histórico — Patrimônio Mundial da Unesco — degustação em alambiques de cachaça artesanal e passeios de barco pela baía. A culinária local, com chefs renomados, também será destaque durante a viagem.

A expectativa da Embratur é que a divulgação realizada pelos jornalistas e influenciadores incentive o fluxo de visitantes da Argentina e do Chile para a região, consolidando o litoral norte paulista e a Costa Verde fluminense como destinos de destaque na América do Sul. A entidade não divulgou os veículos e perfis participantes da Press Trip.

Argentina e Chile como mercados estratégicos

A relevância dos mercados argentino e chileno para o turismo brasileiro é evidente. De janeiro a agosto de 2025, desembarcaram no Brasil 2.652.419 argentinos e 539.848 chilenos. Só no Rio de Janeiro, foram registrados 541.264 turistas argentinos e 246.562 chilenos; em São Paulo, 277.624 argentinos e 119.253 chilenos.

Com um público expressivo e fiel, a Press Trip busca apresentar novos destinos, incentivando o retorno dos visitantes e a diversificação dos roteiros. A conectividade aérea entre o Brasil, Argentina e Chile segue em expansão: de janeiro a agosto de 2025, foram realizados 14.528 voos ligando os países a São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de ampliação da malha e criação de novas rotas para os estados.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Meon Turismo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.