Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, recebe desde terça-feira (16) um grupo de jornalistas e influenciadores da Argentina e do Chile, em uma ação de promoção turística que se estende até domingo. A Press Trip — iniciativa em que profissionais visitam destinos turísticos — tem como objetivo diversificar os roteiros brasileiros e fortalecer a imagem do país no exterior. Durante a viagem, os participantes também conhecerão Paraty, na Costa Verde fluminense.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A iniciativa busca posicionar Ilhabela como um destino diferenciado para o turista latino-americano, aproveitando a crescente conectividade aérea com o Sudeste brasileiro. Desde 2007, o município é reconhecido pelo Ministério do Turismo como um dos polos indutores do turismo brasileiro. A escolha do destino foi baseada em análises de mercado que identificaram interesse crescente dos turistas da Argentina e Chile, além da necessidade de apresentar alternativas além dos tradicionais destinos de sol e praia.
A ação é promovida pela Embratur, com apoio do Sebrae, que elaborou um roteiro pensado para proporcionar uma experiência profunda. Em Ilhabela, os participantes conhecerão a comunidade caiçara da praia de Castelhanos, participando de atividades de turismo de base comunitária, além de desfrutar de passeios de lancha e da gastronomia local.
Em Paraty, o foco será a imersão cultural, com visitas à Fazenda Bananal, passeios pelo centro histórico — Patrimônio Mundial da Unesco — degustação em alambiques de cachaça artesanal e passeios de barco pela baía. A culinária local, com chefs renomados, também será destaque durante a viagem.
A expectativa da Embratur é que a divulgação realizada pelos jornalistas e influenciadores incentive o fluxo de visitantes da Argentina e do Chile para a região, consolidando o litoral norte paulista e a Costa Verde fluminense como destinos de destaque na América do Sul. A entidade não divulgou os veículos e perfis participantes da Press Trip.
Argentina e Chile como mercados estratégicos
A relevância dos mercados argentino e chileno para o turismo brasileiro é evidente. De janeiro a agosto de 2025, desembarcaram no Brasil 2.652.419 argentinos e 539.848 chilenos. Só no Rio de Janeiro, foram registrados 541.264 turistas argentinos e 246.562 chilenos; em São Paulo, 277.624 argentinos e 119.253 chilenos.
Com um público expressivo e fiel, a Press Trip busca apresentar novos destinos, incentivando o retorno dos visitantes e a diversificação dos roteiros. A conectividade aérea entre o Brasil, Argentina e Chile segue em expansão: de janeiro a agosto de 2025, foram realizados 14.528 voos ligando os países a São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de ampliação da malha e criação de novas rotas para os estados.
Embaixada dos EUA chama Alexandre de Moraes de “descontrolado”
Ministro estaria prejudicando relação Brasil–EUA
Câmara aprova retomada do voto secreto na PEC da Blindagem
Destaque obteve 314 votos favoráveis e 168 contrários
HMUT promove Semana da Segurança do Paciente em Taubaté
Programação especial une conscientização, criatividade e cuidado no ambiente hospitalar
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.