Com o crescimento do setor de turismo, principalmente depois da pandemia, também aumentou a demanda por mão de obra qualificada. Uma sondagem realizada pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP) de dezembro de 2024 a março de 2025 com 35 regiões turísticas do Estado revela que os maiores desafios enfrentados pelo setor estão relacionados à qualificação e empregabilidade.
No que diz respeito à capacitação, para 44% dos entrevistados o custo elevado dos cursos e treinamentos é uma preocupação. Já para 34%, há dificuldade em encontrar cursos que se encaixem nos seus horários disponíveis. Esses fatores impactam na empregabilidade, pois a maioria (40%) dos entrevistados comentou sobre a baixa disponibilidade de vagas na sua região, exigência de conhecimento em idiomas estrangeiros (31%) e competição elevada no mercado de trabalho (23%).
Pensando nisso, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Setur-SP, lançou em novembro do ano passado a Academia do Turismo SP, programa de capacitação profissional gratuito que tem o objetivo de atender a demanda crescente por mão de obra qualificada para o setor. Desde a sua criação, já foram ofertadas 33 mil vagas gratuitas em diferentes cursos da área de turismo, como gastronomia, hospitalidade e eventos. Atualmente com 20 instituições parceiras, a Academia do Turismo promoveu cinco cursos pilotos pelo Estado, que contaram com a participação de gestores públicos, empresários do setor e estudantes.
“Continuamos investindo na Academia do Turismo SP. Ainda este ano, vamos oferecer mais 28 mil novas vagas gratuitas, mais instituições parceiras, novos cursos pilotos e workshops regionalizados. Estamos produzindo dez guias práticos para ampliar a sustentabilidade e inovação do setor, além de edital de premiação de um desafio de inovação”, disse Roberto de Lucena, titular da pasta de Turismo e Viagens. O edital está em fase de criação e quando for lançado, oferecerá prêmios em dinheiro, mentorias e acesso à mercado. “O objetivo é qualificar os profissionais, incentivar novas soluções e movimentar a cadeia do turismo”, completa o secretário.
De Técnico em Gastronomia até marketing de destinos: veja oportunidades
Presenciais
Na parte de Gastronomia, há opções para todos os perfis. Se a ideia é trabalhar com eventos, os interessados podem fazer o curso “Técnicas de Cozinha Quente: Buffet para Eventos” disponíveis nos bairros Aclimação e Penha, na capital paulista.
Agora, se os alunos desejam “colocar a mão na massa”, existem cursos técnicos voltados para culinária e produção de alimentos específicos. Neste caso, o profissional pode se tornar: Técnico em Gastronomia; em Confeitaria; na produção de Sorvetes Artesanais; em Panificação; na produção de Compostas e Geleias Artesanais; em Flores de Açúcar; ou até na Culinária Japonesa; e na Produção sem Glúten e sem Lactose, entre outros.
No Turismo, os profissionais podem se especializar em diferentes áreas, como o Turismo Pedagógico, voltado às atividades com crianças e escolas. O curso está disponível em São Paulo, no bairro da Aclimação, assim como em Campinas, Ribeirão Preto e São Bernardo do Campo.
Os alunos também podem escolher o curso de Turismo Criativo, oferecido pelo SESC na capital paulista e em Pindamonhangaba. Outro pilar fundamental para o turismo é o receptivo, que é o primeiro contato do viajante ao chegar em um destino. Para aprimorar esse atendimento, estão abertas as inscrições para o curso de Organização e Planejamento do Receptivo Turístico, disponíveis em Araçatuba, Piracicaba e Bertioga.
O profissional que trabalha com turismo de natureza e ecoturismo pode ampliar sua atuação ao se capacitar como Condutor De Turismo De Aventura. As oportunidades estão disponíveis em Registro e Bertioga, dois municípios que recebem muitos turistas para passeios em cavernas, trilhas, cachoeiras e outras atividades.
Idiomas
Um dos requisitos mais solicitados pelo mercado de trabalho, principalmente o turístico, são os idiomas. Pensando nisso, a Academia do Turismo SP conta com o curso presencial “Inglês e Espanhol para Camareiras, Garçons e Recepcionistas”, com turmas na capital paulista, no bairro da Aclimação e no Largo Treze, e no interior do Estado, em Campinas.
EAD (Ensino a Distância)
Nos cursos de Ensino a Distância (EAD), os alunos podem aprender, por exemplo, como preparar a sua propriedade para receber turistas, otimizando a infraestrutura e os serviços de hospitalidade. O curso é ministrado pelo SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e tem curta duração.
Outra oportunidade para quem deseja empreender com produtos artesanais é realizar o curso Queijos Artesanais do Brasil. No curso, os profissionais conhecem as características dos queijos artesanais brasileiros, compreendendo os deveres do produtor e a legislação.
Além disso, um segmento que tem conquistado cada vez mais os viajantes é o turismo de experiência, que oferece vivências únicas no destino. Para isso, os profissionais podem fazer o curso Turismo de Experiência, oferecido pela Setur-SP. Na oportunidade, os gestores públicos poderão se informar e se atualizar sobre as possibilidades de implantação e promoção de destinos nesse segmento. As propostas são pensadas para o estado de São Paulo, que tem uma grande variedade de experiências, mas a dinâmica cabe em qualquer destino.
Cursos exclusivos
A Academia do Turismo SP também conta com cursos disponibilizados exclusivamente na plataforma. Em Santos, por exemplo, há diversos cursos na área gastronômica, como Cozinheiro, Hambúrguer Artesanal e Copeiro.
Em Jacareí, existem os cursos de Liderança em Hotéis e pousadas e Liderança em Restaurantes e Bares. Por sua vez, em São Paulo, os interessados podem fazer o curso de Gerência Geral de Hotéis Econômicos, e em Osasco, há capacitações de Camareira, por exemplo.
Mas não para por aí, pois ainda há cursos oferecidos por instituições internacionais. É o caso do curso de Marketing, da Tourism Online Academy. Em formato EAD e com aulas em inglês, o curso fornece aos participantes ferramentas para criar planos de marketing para destinos turísticos.
Já a capacitação “Your journey to more sustainable community engagement” (sua jornada para um maior engajamento sustentável da comunidade, em tradução livre), é uma iniciativa da Booking em parceria com a OMT (organização Mundial do Turismo. O objetivo é iniciar os princípios do turismo de base comunitária.
Todos os cursos disponíveis podem ser consultados no site da Academia do Turismo SP.
Câmara de São Sebastião realiza audiência pública sobre orçamento
Proposta projeta receita líquida de R$ 2,048 bilhões para o próximo ano
Trem Expresso da Mantiqueira começa circular em julho
Trajeto será de Cruzeiro, na RMVale, até a divisa com MG
Escolas estaduais abrirão para almoço de alunos durante férias de julho
Interessados devem se inscrever até sexta-feira (27)
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.