O Estado de São Paulo bateu recorde no número de estrangeiros recebidos no primeiro trimestre do ano: 807.030, segundo dados do Ministério do Turismo e da Embratur, em parceria com a Polícia Federal. Desse total, 795.285 chegaram por via aérea, o que reforça a posição do estado como uma das principais portas de entrada de visitantes internacionais no Brasil.
O número consolida São Paulo como o maior hub aéreo da América Latina, impulsionado por sua robusta infraestrutura, ampla malha aérea e oferta turística diversificada — que vai de centros culturais e gastronômicos a roteiros de natureza e negócios. Além disso, o estado se destaca como destino preferencial para turistas de ao menos seis nacionalidades, fortalecendo sua posição estratégica no turismo internacional. Em 2024, o número de turistas estrangeiros que desembarcaram no território paulista foi de 2,3 milhões.
O crescimento foi significativo entre os principais países emissores. A Argentina lidera com um aumento de 95% no número de visitantes em relação ao mesmo período do ano passado. França e Portugal também registraram altas expressivas, de 26% e 22%, respectivamente. Na sequência, aparecem Chile (+18%), Estados Unidos (+14%) e Reino Unido (+4%).
“São Paulo tem uma posição estratégica no turismo nacional. Um estado multitemático, rico e diverso. O aumento na chegada de turistas é um marco histórico, que reforça nosso papel como protagonista do turismo no Brasil”, afirma o secretário de Turismo e Viagens do Estado, Roberto de Lucena.
Em março, o estado foi a principal porta de entrada do país, com 277.266 turistas internacionais. O Rio de Janeiro aparece em seguida, com 241.812 entradas, seguido pelo Rio Grande do Sul (168.507) e Bahia (17.583).
Turismo nacional em alta
O aumento na chegada de estrangeiros tem impulsionado o turismo nacional, que segue batendo recordes mês a mês, segundo a Embratur. O Brasil registrou, no primeiro trimestre de 2025, a maior entrada de visitantes internacionais de toda a sua história: 3.739.649 turistas — um crescimento de 47,8% em relação ao mesmo período de 2024.
Volkswagen Nivus GTS é lançado por R$ 174.990
Novo visual e mais tecnologia
Suspenso convênio do INSS com quem realizava descontos em aposentadorias
Medida visa interromper fraudes bilionárias
Americanos estão frustrados após 100 dias do 2º mandato de Trump
Pesquisa revela desconfiança generalizada
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.