Os municípios de Caçapava, São José dos Campos, São Luís do Paraitinga, Taubaté e Tremembé foram incluídos na 2ª edição do guia Afroturismo SP, lançado em novembro pela Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP). A nova edição ampliou o mapeamento de espaços, roteiros e iniciativas ligados à cultura negra no estado: de 10 indicações em 2023, o guia agora reúne 27 municípios com atrativos turísticos, festividades e experiências culturais.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A lista completa está disponível na Plataforma Turismo SP.
Segundo o secretário de Turismo e Viagens, Roberto de Lucena, o material reforça o compromisso do estado com políticas públicas voltadas à inclusão, representatividade e valorização da cultura afro-brasileira. “O objetivo é posicionar São Paulo como referência nacional no desenvolvimento do afroturismo”, afirmou.
Caçapava: cultura, afeto e vivências afro-brasileiras
Em Caçapava, o destaque é o Pé de Manga: Casa de Cultura e Afeto, localizado na comunidade Germana. Criado pela produtora cultural Talits Domingos, ao lado de Eduardo, artista multicultural, e Ana, engenheira agrônoma, o espaço reúne ações de turismo pedagógico, atividades culturais, oficinas e vivências focadas em educação ambiental e resgate cultural e gastronômico. Entre as atividades oferecidas estão as oficinas “Aprenda a dança do Moçambique” e “Vivência de danças Moçambicanas”.
São José dos Campos: Rota Sankofa valoriza história e identidade
No maior município do Vale, a novidade é a Rota de Turismo Afrocentrado – Sankofa, que reúne espaços relacionados à história da população negra em São José dos Campos. O roteiro inclui atividades de ecoturismo e turismo de natureza, sempre conectadas à valorização da cultura afro-brasileira, combate ao racismo, reconhecimento de ancestralidade e manifestações culturais como arte, dança, música, religiões e literatura.
O nome “Sankofa” remete ao pássaro africano de duas cabeças, símbolo da filosofia que defende o retorno ao passado para ressignificar o presente.
São Luís do Paraitinga: espiritualidade, natureza e tradições
Em São Luís do Paraitinga, o Ile Omo Aye reúne práticas culturais, religiosas e ambientais. O centro promove caminhadas ecológicas, rodas de conversa, visitas monitoradas e atividades de afroturismo voltadas a escolas e grupos. Também participa de eventos tradicionais da cidade, como o Ageum, dedicado à culinária de povos de terreiros, e o Balaio de Oxum, caminhada afrorreligiosa que integra o calendário cultural local.
Taubaté e Tremembé: integração pela Rota da Liberdade
Os dois municípios integram a Rota da Liberdade, iniciativa liderada por Solange Barbosa, que abrange roteiros afrocentrados por diferentes regiões do estado, incluindo São Paulo, Pindamonhangaba, Ubatuba e Salto de Pirapora — onde fica o Quilombo Cafundó. A rota promove experiências ligadas à gastronomia, história e cultura afro-brasileira, com atendimento a escolas, empresas, grupos de idosos e visitantes em geral.
Com a ampliação do guia, o Vale do Paraíba ganha ainda mais visibilidade no cenário estadual do afroturismo, reforçando sua vocação histórica e cultural e abrindo espaço para experiências que celebram ancestralidade, identidade e diversidade.
Semana Cassiano Ricardo na FLIM detalha a literatura brasileira e celebra a fotografia
Em SJC, 58ª edição do evento integra a Festa Literomusical com debates de Ubiratan Brasil e dra
Campanha de vacinação contra brucelose em SJC termina nesta sexta (28)
Imunização gratuita é obrigatória para fêmeas de bovinos e bubalinos de 3 a 8 meses
Câmara de São José oficializa a Frente Parlamentar pela Anistia dos presos de 8 de janeiro
Veja vereadores que vão compor o colegiado
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.