Em 2025, a dengue voltou a preocupar o Brasil, com mais de 100 mortes registradas. Oaumento dos casos está relacionado ao calor e ao acúmulo de água parada, o que favorece a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.
Nos dois primeiros meses de 2025, o Brasil registrou uma redução de 69,25% nos casos prováveis de dengue, em comparação ao mesmo período de 2024. Porém, mesmo com essa redução, a atenção não pode diminuir, pois, se não tomarmos os cuidados necessários, a doença pode voltar a atingir níveis alarmantes.
As principais cidades de foco são: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Mato Grosso do Sul e Paraná.
Sintomas da dengue:
● Febre alta
● Dores de cabeça intensas
● Dores musculares e articulares
● Mal-estar generalizado
● Náuseas e vômitos
● Manchas vermelhas espalhadas pelo corpo
● Dores atrás dos olhos e ao mover os olhos
● Falta de apetite
● Vermelhidão facial
Caso sinta alguns desses sintomas, corra para o posto de saúde mais próximo, pois atualmente o Brasil tem 440 mil casos de dengue e 590 mortes confirmadas, com 413 mortes ainda em investigação. Precisamos evitar que esse número continue a crescer.
"Mesmo depois que me curei da dengue, continuei me sentindo mal. Meu cabelo começou a cair e meus pés começaram a descascar", disse Luiza, de 30 anos.
É fundamental se precaver para que os casos de dengue não voltem com a mesma força de 2024.
Autor: June Goria Varanda - 6ºA da EMEFI Maria Aparecida dos Santos Ronconi
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.