Alunos

A história da Festa Junina

Segunda festa mais comemorada no Brasil

Arthur Óliver

Escrito por Arthur Óliver Rossi Alves

21 JUN 2022 - 14H48

Foto: Reprodução

A Festa Junina é uma comemoração brasileira que, com leves pesquisas realizadas por historiadores, acredita-se que tenha surgido no século XVII como um culto aos deuses pagãos. Porém com o tempo recebeu muita influência católica, sendo assim, atualmente está fortemente relacionada ao Santo Antônio, São Pedro e São João.

Houve grande dispersão da comemoração no país, isso fez com que ela sofresse alterações de acordo com a cultura local de cada região. Tendo então uma diversidade extremamente marcante. Nesse aspecto destaca-se a variedade de alimentos.

Uma curiosidade é que o famoso bolinho caipira é uma delícia culinária exclusiva do Vale do Paraíba, pode ser encontrado com massa de farinha de milho, de mandioca, recheado com linguiça, carne moída e outros recheios. É sempre tido como um alimento característico nos lugares em que é encontrado.

Seja dançando quadrilha, pendurando bandeirinhas decorativas, fazendo fogueiras ou comendo bolinho caipira, a Festa Junina segue sendo a segunda festa mais comemorada no Brasil e é parte fundamental da cultura e essência do brasileiro. 


Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem. 




Escrito por:
Arthur Óliver
Arthur Óliver Rossi Alves

1º ano - Colégio Ideia - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.