A Festa Junina é uma comemoração brasileira que, com leves pesquisas realizadas por historiadores, acredita-se que tenha surgido no século XVII como um culto aos deuses pagãos. Porém com o tempo recebeu muita influência católica, sendo assim, atualmente está fortemente relacionada ao Santo Antônio, São Pedro e São João.
Houve grande dispersão da comemoração no país, isso fez com que ela sofresse alterações de acordo com a cultura local de cada região. Tendo então uma diversidade extremamente marcante. Nesse aspecto destaca-se a variedade de alimentos.
Uma curiosidade é que o famoso bolinho caipira é uma delícia culinária exclusiva do Vale do Paraíba, pode ser encontrado com massa de farinha de milho, de mandioca, recheado com linguiça, carne moída e outros recheios. É sempre tido como um alimento característico nos lugares em que é encontrado.
Seja dançando quadrilha, pendurando bandeirinhas decorativas, fazendo fogueiras ou comendo bolinho caipira, a Festa Junina segue sendo a segunda festa mais comemorada no Brasil e é parte fundamental da cultura e essência do brasileiro.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
O impacto dos embates mundiais no cenário econômico
Conflitos geram consequências duradouras nos preços dos bens essenciais
Animais silvestres aparecendo em condomínios
Saiba o que fazer quando encontrar algum
Apagões não param a adoração
Chuvas causam queda de energia durante culto na Igreja Vida Plena
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.