Nos condomínios residenciais próximos à A.P.P. (Área de Preservação Permanente) de São José dos Campos, diversos animais têm sido avistados. Exemplos incluem siriemas, gambás, cobras e até um lobo-guará. Segundo a Polícia Militar Ambiental, se o animal estiver próximo à vegetação de onde veio, o ideal é deixá-lo voltar sozinho. E lembre-se: maltratar animais silvestres é crime.
Animais peçonhentos
Mesmo que seja uma cobra (serpente), não a maltrate ou mate. Isso também é crime! Afaste-se do local, mantenha a área isolada e entre em contato com a Polícia Ambiental (P.AMB.).
O senhor Luís André M. Vieira filmou e recolheu uma cobra para devolvê-la com segurança à A.P.P. Já os animais não peçonhentos, quando encontrados próximos à vegetação, geralmente retornam sozinhos para a mata.
Veja alguns registros:
● Vídeo 1 – Gambá com filhotes: Essa mãe gambá foi vista com seus filhotes no Residencial do Urbanova (Altos da Serra II)
● Vídeo 2 – Seriema tomando água: Registro feito no condomínio Alphaville II
● Vídeo 3 – Serpentes sendo soltas: As cobras estão sendo soltas em segurança na A.P.P., ao lado do Residencial Jaguary
Para mais informações, acesse o site oficial: www.sjc.sp.gov.br (seção de animais silvestres).
Lincoln Leônidas Santos Macedo - 6ºA da EMEFI Maria Aparecida dos Santos Ronconi
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.