A primeira aparição do jeans foi em 1792 em Nimes, na França, e servia como material para confecção de roupas para trabalho no campo e para as longas viagens de marinheiros. Nessa época, pouco maleável e tingido em tons de marrom, era chamado de Tecido de Nimes e logo passou a ser abreviado para denim.
Não muito tempo depois, em 1837 já na era da Corrida do Ouro na Califórnia, o tecido - com toda a sua tecnologia resistente - chamou a atenção do alemão Levi Strauss. Visionário, importou o material para o solo americano adaptando-o para a indumentária dos mineradores e transformando-o em uma versão mais confortável, leve e ainda assim durável.
Assim, em meados de 1860, nascia a primeira calça Levi’s, a 501. Na época bastante diferente da versão atual, mas já patenteada e com a mesma potência mainstream e de fácil absorção comercial.
A febre cool e com apelo de tendência começa em 1930 através dos outfits de estrelas de filmes western com os famosos cowboys americanos.
Já em 1950 vem o boom absoluto mais uma vez endossado por celebridades de Hollywood como Marlon Brando e James Dean - o eterno bad boy que criou o look blue jeans & t-shirt, receita de estilo adorada e repetida incansavelmente por fashionistas até hoje.
Marylin Monroe com o seu glamour sensual também entrou na onda do tecido na época, trazendo a proposta para um nível ainda mais comercial e de puro sucesso.
Já na década de 70, entram em cena os hippies e sua bossa fun e descolex. A tribo tinha como uniforme o tie-dye e, claro, o jeans estilo boca de sino.
Nos anos 80, estrelas do rock, modelos, artistas e cineastas também levantaram a bandeira denim, disseminando-o internacionalmente e trazendo o material também para a cena high fashion.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.