De acordo com um estudo publicado pelo site da National Geographic, a principal função das abelhas é a polinização em que grãos de pólen é transportado da antera para o estigma das flores. Já se sabe que apenas 2% das abelhas selvagens são responsáveis pela polinização de 80% das culturas mundiais. Sem abelhas não haveria frutos como tomate, abacate, couve, maçã, laranja, entre outros.
O que poderia acontecer se as abelhas desaparecessem? Provavelmente teríamos muita dificuldade de produzir comida para toda a população do mundo, o que afetaria a todos.
Na cadeia alimentar, as abelhas têm um papel fundamental. Por exemplo, são responsáveis por grande parte da polinização mundial de alfafa, que é amplamente usada para alimentar gado. Além disso, a abelha também é alimento para os animais herbívoros.
Se as abelhas forem extintas, 80% da polinização deixarão de existir, assim os pássaros e diversos animais ficarão sem alimentos, causando desequilibro nas cadeias alimentares. Além disso, contribuem muito para a biodiversidade no planeta, já que polinizam flores selvagens que enriquecem as paisagens e jardins.
Agora que você já sabe disso, pense bem antes de matar uma abelha, pois poderá prejudicar o equilíbrio ecológico do ambiente à sua volta.
Alckmin entrega ao Papa convite para visitar o Brasil durante a COP30
Vice-presidente assistiu missa que celebrou pontificado de Leão XIV
Balão que caiu em Taubaté coloca Defesa Civil em alerta
Queda aconteceu dentro de um condomínio
Festival de Ciência agita Taubaté a partir desta segunda-feira (19)
Pint of Science traz atividades gratuitas de um jeito descomplicado
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.