Mundo

Tarifa de Trump afeta empresas e famílias nos EUA, dizem entidades

Crítica é da maior organização empresarial do mundo

Escrito por Meon

15 JUL 2025 - 19H40

reprodução

O tarifaço de 50% anunciado pelo ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre produtos brasileiros pode prejudicar não só o Brasil, mas também empresas e consumidores norte-americanos, segundo avaliação divulgada nesta terça-feira (15) por duas das principais entidades comerciais do setor privado.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

A crítica veio da U.S. Chamber of Commerce — maior organização empresarial do mundo — e da Amcham Brasil, a maior das 117 Câmaras Americanas de Comércio fora dos Estados Unidos. Segundo nota conjunta, a medida afetaria diretamente cadeias produtivas e produtos essenciais, resultando no encarecimento de itens no mercado interno dos EUA.

"A tarifa proposta de 50% afetaria produtos essenciais às cadeias produtivas e aos consumidores norte-americanos, elevando os custos para as famílias e reduzindo a competitividade de setores produtivos estratégicos dos Estados Unidos", destacaram as entidades.

O setor empresarial pede diálogo e negociações de alto nível entre os governos dos dois países para evitar a entrada em vigor da tarifa, prevista para agosto. A iniciativa de Trump foi criticada por diversos setores, inclusive agrícolas e industriais, que mantêm relações comerciais com o Brasil.

A medida é vista como parte da retórica protecionista que marcou o primeiro mandato do ex-presidente e ressurge em meio à campanha eleitoral nos Estados Unidos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.