Cassiano Ricardo Leite nasceu em São José dos Campos em 26 de julho de 1895. Ele era jornalista, poeta e escritor de prosa brasileiro. Cassiano é um importante representante do Modernismo de tendência nacionalista (permeando uma série de movimentos, gêneros e estilos culturais ao longo da arte e do design).
Formou-se em Direito no Rio de Janeiro em 1917. Depois de ir para São Paulo, trabalhou como jornalista em diversas publicações e até fundou alguns jornais. Em 1924, ele fundou a revista modernista Klaxon. Em 1937, ainda foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras e foi o quarto a ocupar a cadeira nº 31.
Seu trabalho passou por várias vertentes. No início, parecia ser mais voltado ao parnasianismo e ao simbolismo. Na fase modernista, ele explorou temas nacionalistas, em seguida estreitou o escopo e focou em tópicos que eram mais íntimos, cotidianos ou mais próximos da realidade.
Foi um dos principais líderes da Semana de Arte Moderna de 1922 e ganhou dois Prêmios Jabutis. Ele também publicou por volta de 28 obras de poesia.
Faleceu no Rio de Janeiro em 14 de janeiro de 1974, aos 79 anos.
Parceria:
Com supervisão de Milena Peres, jornalista da Zan Comunicação, parceria do Grupo Meon.
FIFA divulga cronograma para venda de ingressos da Copa de 2026
Evento espera 6,5 milhões de torcedores nos EUA, México e Canadá
Otan ameaça Brasil, China e Índia com sanções por negociar com Rússia
Aliança ocidental pressiona países que mantêm laços comerciais com Moscou
Idosa morre após passar por procedimento estético, em São José
Paciente foi submetida a lifting facial e lipoaspiração cervical
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.