No dia a dia, muitas coisas acabam sendo descartadas, causando diversos efeitos negativos para o meio ambiente. Porém, há como evitar isso. Continue lendo para saber como!
Vamos começar com algumas dicas não só para evitar o desperdício, mas também ajudar no cultivo de hortas, jardins e até pequenas plantas em casa.
A água que sobra do arroz, por exemplo, pode ser usada como um fertilizante de plantas natural, e o que iria para o ralo da pia ganha uma utilidade. Outra dica para fertilizar naturalmente as plantas é ter uma composteira em casa, reaproveitando cascas de alimentos e sobras que iriam para o lixo.
Reduzir o descarte de plástico também é uma maneira de preservar o meio ambiente. Dê preferência a shampoos e sabonetes em barras, em vez de usar as versões líquidas, que são vendidas em garrafas plásticas, e utilize escovas de dente com a base de madeira.
Outra dica é substituir desodorantes e esfoliantes comprados em farmácias e lojas de cosméticos por cosméticos caseiros e naturais. Confira duas receitas abaixo:
Desodorante caseiro:
Como fazer:
Esfoliante caseiro:
Como fazer:
Apesar de parecer um gasto desnecessário, a utilização de sacolas reutilizáveis para fazer compras no supermercado reduz muito o uso de plástico. Além disso, é recomendado reaproveitar potes de conserva para guardar outros alimentos, inclusive dentro dos potes de conserva podem ser colocadas cenouras, assim elas podem durar até mais de 30 dias.
Na hora da limpeza da casa, use panos de prato e até restos de roupas antigas em vez de papel. Assim, menos árvores terão que ser cortadas e menos plástico será utilizado para embalar o papel. O mesmo vale para os guardanapos de pano, que são a melhor opção em relação aos de papel.
Ainda sobre o papel, em época de carnaval, reaproveite as folhas caídas das árvores para preparar os confetes. Além de mais barato, é biodegradável.
Ao sair, leve sua própria garrafa de água em vez de comprar garrafas de plástico e jogar fora. Porque além de ser mais caro ficar sempre comprando uma nova garrafa de água, isso faz com que mais plástico seja descartado.
Outra medida que pode ajudar o meio ambiente é comprar roupas usadas, reduzindo a quantidade de roupas que têm que ser produzidas e elas sejam descartadas mesmo quando não cabem mais na pessoa que as comprou.
Para finalizar, daremos algumas dicas para evitar o desperdício de alimentos.
A fim de reaproveitar frutas que não estiverem mais frescas, coloque-as em um pote com água e gelo por 20 minutos. Isso fará com que elas voltem ao normal. Além disso, reserve uma parte da geladeira para armazenar os vegetais e frutas que estão mais próximos de estragar. Dessa maneira, você se lembrará de comê-los e não eles não acabarão indo para o lixo.
Essas e outras dicas você encontra no Instagram, na página @reducewastenow. Dê uma olhada por lá!
Cessar-fogo em Gaza entrou em vigor neste domingo (19)
Veja o que o acordo com Israel prevê
SJC: Inscrições para 1.500 vagas na Fundhas terminam nesta segunda (20)
Veja quem pode e como se inscrever
É Hoje! Clássico do Vale no Martins Pereira às 16 horas
Segurança reforçada para o jogo entre São José e Taubaté
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.