Politica

DF pede avaliação médica de Bolsonaro para possível prisão na Papuda

Solicitação é da Secretaria de Administração Penitenciária

Escrito por Bruna Guedes

05 NOV 2025 - 10H30

Wilton Junior/Estadão

O governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe por avaliação médica antes de uma eventual transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.

O ofício, assinado pelo secretário Wenderson Souza e Teles e encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, solicita uma análise clínica detalhada para verificar se o ex-presidente possui condições de saúde compatíveis com a estrutura médica e nutricional do sistema prisional da capital.

“Solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada, a fim de que seja realizada avaliação de seu quadro clínico e a sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponibilizadas nos estabelecimentos prisionais desta Capital da República”, diz o documento.

A solicitação ocorre às vésperas do julgamento dos recursos apresentados pela defesa de Bolsonaro e outros seis condenados no caso da trama golpista. O STF deve analisar os pedidos a partir do dia 7 de novembro.

O texto também destaca que o ex-presidente passou por diversas cirurgias abdominais nos últimos anos e menciona o episódio de 16 de setembro de 2025, quando Bolsonaro precisou ser levado emergencialmente ao Hospital DF Star, em Brasília, onde permaneceu internado por uma noite.

“Registra-se que, em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”, cita o documento.

Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em setembro, no julgamento da trama golpista, com pena a ser cumprida em regime inicialmente fechado. Desde agosto, ele está em prisão domiciliar preventiva, no Jardim Botânico, também no Distrito Federal, por outro inquérito que investiga o envolvimento de Eduardo Bolsonaro em ações contra autoridades brasileiras nos Estados Unidos.

O Complexo Penitenciário da Papuda, onde o ex-presidente poderia cumprir pena, é composto por cinco unidades prisionais, incluindo o Centro de Detenção Provisória (CDP), que conta com uma ala especial para presos vulneráveis, como políticos, policiais e idosos. O local oferece quatro refeições diárias e duas horas de banho de sol, além de celas de cerca de 30 m² equipadas com beliches, chuveiro e vaso sanitário.

Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Bruna Guedes, em Politica

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.