O governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seape), enviou ao Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido para que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) passe por avaliação médica antes de uma eventual transferência para o Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília.
O ofício, assinado pelo secretário Wenderson Souza e Teles e encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, solicita uma análise clínica detalhada para verificar se o ex-presidente possui condições de saúde compatíveis com a estrutura médica e nutricional do sistema prisional da capital.
“Solicita-se que o apenado Jair Messias Bolsonaro seja submetido à avaliação médica por equipe especializada, a fim de que seja realizada avaliação de seu quadro clínico e a sua compatibilidade com a assistência médica e nutricional disponibilizadas nos estabelecimentos prisionais desta Capital da República”, diz o documento.
A solicitação ocorre às vésperas do julgamento dos recursos apresentados pela defesa de Bolsonaro e outros seis condenados no caso da trama golpista. O STF deve analisar os pedidos a partir do dia 7 de novembro.
O texto também destaca que o ex-presidente passou por diversas cirurgias abdominais nos últimos anos e menciona o episódio de 16 de setembro de 2025, quando Bolsonaro precisou ser levado emergencialmente ao Hospital DF Star, em Brasília, onde permaneceu internado por uma noite.
“Registra-se que, em 16/09/2025, foi necessária a realização de escolta emergencial de Jair Messias Bolsonaro ao Hospital DF Star, onde o monitorado permaneceu internado durante a noite”, cita o documento.
Bolsonaro foi condenado a 27 anos e 3 meses de prisão em setembro, no julgamento da trama golpista, com pena a ser cumprida em regime inicialmente fechado. Desde agosto, ele está em prisão domiciliar preventiva, no Jardim Botânico, também no Distrito Federal, por outro inquérito que investiga o envolvimento de Eduardo Bolsonaro em ações contra autoridades brasileiras nos Estados Unidos.
O Complexo Penitenciário da Papuda, onde o ex-presidente poderia cumprir pena, é composto por cinco unidades prisionais, incluindo o Centro de Detenção Provisória (CDP), que conta com uma ala especial para presos vulneráveis, como políticos, policiais e idosos. O local oferece quatro refeições diárias e duas horas de banho de sol, além de celas de cerca de 30 m² equipadas com beliches, chuveiro e vaso sanitário.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
São José Basketball enfrenta o Campinas pelas quartas do Paulista
Joseenses precisam vencer para não serem eliminadas
São Sebastião realiza simulados de evacuação em áreas de risco
Cidade passou por tragédia com chuvas em 2023
11 réus são condenados por lavagem de dinheiro e extorsão no Vale do Paraíba
Um dos condenados recebeu a pena de 115 anos de prisão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.