Alunos

SCPs: Uma Wikipedia da criatividade humana

Contos, criaturas e todo um universo recheado de conteúdo.

Arthur Peixoto

Escrito por Arthur Peixoto

18 MAI 2022 - 14H42 (Atualizada em 18 MAI 2022 - 14H46)

Reprodução

Lalalalalalalala, olá, bom dia, boa tarde e boa noite; eu sou Arthur Peixoto e tentarei explicar de uma maneira que fique resumida e ao mesmo tempo completa sobre o a fundação SCP.

O que é a organização

SCP - Secure, contain, protect ou segurar, conter, proteger. O nome é autoexplicativo, mas aprofundando é possível dizer que ela tem como objetivo conter diversos tipos de anomalias (os chamados SCPs) daquele mundo fictício a fim de proteger a humanidade do contato com tais formas de vida e objetos para os manter seguros. Assim é possível dizer que este órgão fictício acaba por servir como um centro de contenção e pesquisa sobre anomalias de diversas formas, tamanhos, idades e efeitos para tentar entender melhor sobre elas e assim proteger a humanidade.

Em teoria isto é simples, mas eu te digo meu caro colega leitor, este universo acabou por tomar proporções tão grandes e tão maravilhosas que nunca se poderia imaginar.

A malha impressionante deste mundo

Sou apaixonado por este universo, e gostaria de compartilhar com vocês o porquê disto e se possível até os trazer para o meu lado. Então, quero começar citando que este universo tem como base o Planeta Terra, o que acaba por gerar nos contos uma proximidade com lugares já conhecidos e toda uma dimensão de procedimentos, equipamentos e normas de mundo que são comuns aos leitores. Com isso aquela realidade ganha uma grande capacidade de fazer o leitor se envolver facilmente, um exemplo disto é a formatação dos dados das anomalias que sempre vem com um estilo formal e técnico típico deste tipo de organização. Outras características que me atraem são as riquezas deste mundo, no site oficial mais de 5000 scps sem contar todos os contos, eventos, interações e outras organizações relacionadas com eles. O que deixa tudo isto com um ar de fascínio maravilhoso, pois eu te pergunto onde você pode encontrar numa mesma organização um ser que se intitula como o Deus criador e uma sopa um pouco estranha?

Níveis de segurança

Assim como as organizações de caráter semelhantes de vida real, trago este tópico tanto para explicar algo que no início me causou certa estranheza, mesmo possuindo uma pequena genialidade e sendo algo que deixa com um toque extra de realismo esta fundação, as classificações de segurança.

Sobre os diferentes níveis de classificação eu digo que seus fundamentos acabam por serem diferentes do "padrão" de outras narrativas parecidas, pois diferente das outras, ela usa como critério não a força e o poder da anomalia, mas sim a sua facilidade de escapar da contenção. Temos uma ordem decrescente dos tipos seguro, Euclideo e Keter.

Os objetos seguros são aqueles que a organização não tem dificuldade em conter, os Euclideos a organização tem mais dificuldades em manter contidos e os Keters são muito difíceis de serem presos, tornando sua contenção um grande esforço e gasto de recursos. Estes níveis representam a dificuldade de contenção e não o seu perigo, podendo um objeto seguro ter um alto grau de periculosidade e um Keter ser o contrário.

Então, fiz esse pequeno resumo sem citar todos os tipos de classificações, pois alguns são melhores citados em situações especificas.

Alguns SCPs

Você deve estar se perguntando: "tá bom, mas o quão criativos eles são?", e para responder isto irei explicar de maneira resumida alguns SCPs que eu amei e achei muito interessantes. Peço desculpas de antemão sobre o fato de todos eles serem "apelativos", ou seja, entidades extremamente poderosas, mas ainda assim eu os acho interessantes e quem sabe na próxima eu não trago mais SCPs simples, engraçados ou estranhos. Primeiramente eu gostaria de falar sobre a anomalia de número 2935 "O, Death".

SCP-2935

O SCP em destaque não é necessariamente um ser vivo, e sim uma brecha no espaço tempo que interliga duas dimensões perto de Joppa, Indiana nos EUA. Tal anomalia tem classe Ketter de contenção, não tem como coloca-la dentro de um sítio da fundação, o processo de contenção é o encobrimento com concreto da entrada da caverna.

Mas o que há do outro lado? Após a fundação descobrir que aquele local não era normal devido a atividades estranhas de ondas eletromagnéticas eles enviaram uma equipe com inicialmente com um drone, depois com 4 funcionários e depois outra com 16 membros que descobriram que toda forma de vida vegetal observável estava morta, não havia um sinal de vida no local.

Já na segunda etapa eles entraram em uma casa e perceberam que uma família estava morta há 4 dias depois de observar a data do jornal que estava lá, mas mesmo assim não demonstravam nenhum sinal de decomposição, até os microrganismos decompositores tinham morrido.

Na terceira busca, ao se dirigirem para o site 19, ou seja, a base da fundação de 19, que estava emitindo um estranho sinal de ajuda sem nenhuma criptografia. Eles descobriram que nem mesmo os outros SCPs estavam vivos, todos estavam mortos, até mesmo o scp-079 que é uma inteligência artificial e o scp-682 que é um réptil imortal.

Uma análise no sitio demonstrou que todas as formas de vida sejam funcionais ou não estavam mortas. A equipe acabou ativando um mecanismo que acionou a bomba atômica em baixo daquela instalação, o que fez com que até mesmo aquelas poucas pessoas que estavam vivas morressem dentro do SCP. Mas nem tudo ficou perdido, um agente de uma terceira dimensão conseguiu enviar um drone que saiu daquela localidade morta.

Assim eles descobriram que tal anomalia era uma espécie de ligação que unia diversos universos simultaneamente, onde sempre que alguém entrava lá e depois saia levava consigo a própria essência da morte. Depois de um tempo, como num vírus de ficção cientifica, todos os seres daquela localidade morriam de maneira estranha, gerando um ciclo quase que infinito de morte e caos. Ele foi parado momentaneamente após fundação selar a entrada daquela caverna.

SCP-682

O SCP 682 é um ser que se assemelha a um réptil indestrutível que pertence a classe Keter. Mesmo após a sua contenção ele tentou escapar 17 vezes e conseguiu em 6 delas. Tal criatura deve ser contida em uma cela cúbica de 5 m² preenchida com ácido clorídrico. Deve-se evitar ao máximo o contato com ele e qualquer tentativa de fala, movimento ou de fuga deve ser respondida com força total.

A tal anomalia odeia toda e qualquer forma de vida, o que faz ele matar todas as formas de vida ao seu alcance, e esta criatura tem como características ser inteligente, conseguir falar, ser extremamente rápido e forte, além de possuir uma capacidade de regeneração avançada e uma capacidade de adaptação tão insano que mesmo ao entrar em contato com outros SCPs extremamente nocivos e letais ele acaba por conseguir se adaptar e sobreviver.

Gostaria de ressaltar que eu retratarei ele em outro artigo com maior cautela, pois além de suas várias interações mais técnicas com outros SCPs como o scp-409 (um “vírus” de cristalização do corpo) e o scp-182 (chamado de passageiro), ele possui relações que devem ser exploradas, como o fato do scp-343 não querer encontrar com ele e mesmo ele considerando como o "deus criador" ele diz não ter criado aquela "coisa", e sua relação com o scp-001 (the gate guardiam) do qual ele chamou de "falso" e o scp-001 (the scarlat king) do qual pode ser seu "pai".

Eu abordarei o mais rápido possível sobre o scp-001 por ele ter várias "variantes" e por eu gostar demasiadamente de todas elas.

SCP-2598

Eu deixei o 2598 por último por acreditar que ele nem deva ser comparado com os outros dois. Este "ser”, se é que podemos chamar assim, é algo que apenas uma mente insana poderia conceber num dos seus maiores devaneios, que nem mesmo o pai do horror cósmico, Hp Lovecraft, poderia imaginar.

Tal criatura não é nada mais nada menos que uma mariposa que possui um chapéu e se comunica através de código Morse para passar a sua mensagem que só pode ser descrita como um diálogo que ela mantém de maneira pacifica e amigável onde ela tenta a todo custo te vender o capacete que ela utiliza sendo considerada como a mariposa vendedora.

Então, impressionado?? Minhas sinceras desculpas, mas eu tinha que fazer uma pegadinha com essa anomalia que achei fofa demais, ela é considerada segura e é contida com uma simples célula de insetos que deve ser alimentada com comida para a mariposa.

Mostrei apenas uma migalha do universo dos SCP que é recheado não só de criaturas monstruosas, lugares amaldiçoados ou de deuses antigos que buscam causar dor e sofrimento, mas também é um local que representa a beleza da criatividade humana. Possui pequenas mariposas vendedoras e um slime que é tão adorável quanto o seu animal de estimação.

Irei trazer mais SCPs e algumas outras coisas relacionas a essa realidade de uma maneira que fique o melhor possível, e com isto gostaria de pedir um comentário amigo com um elogio, até mesmo uma crítica ou sugestão para os próximos artigos de SCP que serão mais aprofundados. Se minha escrita permitir, trarão melhores experiencias a vocês meus queridos amigos leitores e leitos, sendo assim eu lhes desejo uma ótima noite, dia ou tarde e nos vemos numa próxima resenha? 

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.




Escrito por
Arthur Peixoto
Arthur Peixoto

1º ano do Ensino Médio - Colégio Embraer Juarez Wanderley - São José dos Campos

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.