A Prefeitura de São José dos Campos está reforçando a limpeza dos sistemas de drenagem em toda a cidade. A ação é essencial para remover resíduos como terra, folhas e outros materiais que obstruem o escoamento da água da chuva — especialmente nas estações mais chuvosas, como a primavera e o verão.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Embora o serviço de limpeza ocorra durante todo o ano, ele está sendo intensificado neste período como forma de prevenção a alagamentos, enchentes e ao assoreamento dos córregos. Os trabalhos envolvem tanto a limpeza manual — principalmente em galerias e bocas de lobo — quanto o uso de equipamentos como caminhões com jatos de água e retroescavadeiras.
Na região sul da cidade, por exemplo, a galeria do Jardim Madureira está recebendo serviços de manutenção na escada hidráulica, estrutura fundamental para a estabilização do talude. Ela ajuda a reduzir o impacto das chuvas e atua diretamente no controle do fluxo da água que chega ao solo.
Mapeamento
Já no Urbanova, região oeste, uma mini escavadeira hidráulica está sendo utilizada para remover terra e vegetação acumuladas em uma valeta próxima à ponte de entrada do bairro. A medida evita obstruções no escoamento das águas pluviais em direção ao Rio Paraíba do Sul.
A análise e limpeza desses canais de drenagem ocorrem periodicamente em todo o município. O trabalho começa com o mapeamento de pontos críticos de alagamento na área urbana e envolve a vistoria de todos os dispositivos de drenagem, como bocas de lobo, escadas hidráulicas, galerias, canaletas e valetas.
A Prefeitura reforça que a população também pode contribuir com a conservação da cidade, evitando o descarte de entulho e lixo em vias públicas, especialmente nas bocas de lobo. Em casos de entupimento, mau cheiro ou degradação das estruturas, o cidadão pode solicitar a limpeza por meio da Central 156.
Humorista Cris Pereira é condenado por estuprar a filha de 4 anos
TJRS estabeleceu pena de mais de 18 anos de prisão em regime fechado
Na ONU, Rússia nega ataque com drones contra Ocidente
Russos afirmam que qualquer agressão da Otan terá "resposta decisiva"
Edson Fachin assume presidência do STF com pautas importantes para análise
Ferrogrão e uberização serão temas de discussão
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.