Alunos

Sonic: dos consoles aos telões

A história do ouriço mais rápido do mundo

Artur (Arquivo Pessoal)

Escrito por Arthur Sabino Roque

26 MAI 2021 - 10H30

Foto: Reprodução Sonic capa (Foto: Reprodução)

Em 23 de junho de 1991 um jogo para o videogame da empresa SEGA, Megadrive, chegou às lojas de jogos, Sonic the Hedgehog, o famoso Sonic 1.

O jogo tinha como personagem principal um ouriço muito rápido, azul, que devia salvar seus amigos raptados pelo maligno Dr.Robotnik (mais tarde conhecido como Eggman).

Sonic conhece 6 zonas diferentes e 7 tipos diferentes de máquinas doidas de Robotnik, e ao longo do caminho acha 6 esmeraldas do caos, cada uma de uma cor: azul escuro, amarelo, vermelho, verde, branca e rosa. Existe outra versão do jogo, mas para o console Master System, a versão do Megadrive era em 16 bits, e a do outro videogame era em 8 bits.

Então outro momento importante na vida de Sonic aconteceu, em 21 de novembro 1992 ele conhece seu parceiro: Miles “Tails” Prower, mais conhecido como Tails. O jogo se chamava Sonic the Hedgehog 2, e tinha 2 versões, para o Megadrive (16 bits), e do Master System (8 bits). No mesmo jogo foi criado o Super Sonic, mas para isso era necessário coletar as 7 esmeraldas do caos, a rosa mudou de cor, virou roxa e criaram a esmeralda azul clara.

Mais tarde, em 23 de setembro 1993, a SEGA lançou um acessório de CD-ROM para o Megadrive, O SEGA CD. Os jogos já eram feitos para CD, e um novo momento importante surge na história de Sonic, seu inimigo Metal Sonic, na forma definitiva, pois na verdade Robotnik tinha construído um protótipo no Sonic the Hedgehog 2, ele era chamado de Silver Sonic, mas a ideia não foi muito adiante, só a versão Metal.

Outra data interessante é 2 de fevereiro de 1994. Foi lançado mais um jogo importante para a história, Sonic the Hedgehog 3, neste jogo Sonic conhece seu novo rival, mais tarde amigo, Knuckles, a Equidna. Ele foi enganado pelo Dr.Robotnik, que tinha dito que Sonic queria a esmeralda mestre. Mais tarde, em 18 de outubro de 1994 foi lançada uma continuação do jogo, se chama Sonic & Knuckles, nesse jogo não é mais possível jogar com Sonic e Tails, apenas com Sonic e com Knuckles. O jogo Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles é a junção dos jogos Sonic the Hedgehog 3 e Sonic & Knuckles. Neste jogo é possível virar Hyper Sonic, mas para isso era preciso coletar 7 Esmeraldas do Caos e 7 Super Esmeraldas do Caos. Neste jogo, outra versão do Metal Sonic apareceu, Mecha Sonic.

Em 23 de dezembro de 1998, para o videogame Dreamcast da SEGA, surge o Sonic Adventure, é difícil jogar o jogo por intuição, pois só é possível achar as fases se tiver itens especiais ou achar chaves diversas para abrir a fase. O jogo teve seu remade, Sonic Adventure DX Director’s CUT, (ainda no Dreamcast) em 18 de junho de 2003. A esta altura do campeonato Dr.Robotnik já era chamado de Dr.Eggman.

Outro ponto importante foi 18 de junho de 2001 foi lançado o jogo Sonic Adventure 2, neste jogo Sonic conhece seu mais conhecido rival, Shadow o ouriço, e sua futura amiga, Rouge a morcega, o jogo teve seu remade, Sonic Adventure 2 Battle (ainda no Dreamcast) em 20 de dezembro de 2001.

Foto: Reprodução/FCPlaythrough
Foto: Reprodução/FCPlaythrough


30 de dezembro de 2003, outro jogo foi lançado, para os videogames Playstation e XBOX, Sonic Heroes. Neste jogo é possível jogar com 4 grupos diferentes e cada um com 3 personagens: Team Sonic, Team Dark, Team Rose e Team Chaotix. Team Sonic: Sonic, Tails e Knuckles. Team Dark, Shadow, Rouge e Omega. Team Rose: Amy Rose, Cream & Cheese e Big. Team Chaotix: Espio, Vector e Charmy. Cada Team tem um personagem Speed (veloz), um Fly (voo) e um Force (força).

Foto: Reprodução/FCPlaythrough
Foto: Reprodução/FCPlaythrough


Em 14 de novembro de 2006 uma outra aventura do ouriço chegou aos consoles, Sonic the Hedgehog, o jogo tem o mesmo nome da primeira aventura do ouriço em 1991. Neste jogo Sonic conhece seu mais novo rival, Silver o ouriço, ele tem poderes psíquicos raros. Ele veio do futuro para destruir o Gatilho de Iblis.

No dia 18 de novembro de 2008 outra aventura chegou às lojas de videogames, Sonic Unleashed, neste jogo o ouriço se torna um Lobo durante a noite e durante o dia volta a ser nosso amado personagem, enquanto Sonic tenta encontrar uma maneira de voltar ao normal, encontra um amigo que se esquece de seu nome após Sonic desabar do espaço e cair em sua pequena cabeça. Sonic o batiza de Chip, para que consigam se comunicar melhor.

11 de novembro de 2010, uma aventura esplendida chega aos consoles de WII e Nintendo DS, Sonic Colors, neste jogo o ouriço tem a ajuda de criaturas extraterrestres coloridas que lhe dão diferentes tipos de poderes.

E para fechar com chave de ouro, em 1 de novembro de 2011, o ouriço tem uma aventura de surpreender em Sonic Generations, neste jogo Sonic revive uma fase de cada um destes jogos que citei, porém é possível jogar com sua versão moderna e sua versão clássica. As fases eram: Green Hill, Chemical Plant, Stardust Speedway, Sky Sanctuary, Speed Highway, City Escape, Seaside Hill, Crisis City, Rooftop Run e Planet Wisp.

Com supervisão de Giovana Colela, jornalista do Meon Jovem.

Escrito por
Artur (Arquivo Pessoal)
Arthur Sabino Roque

4ª A do Ensino Fundamental I - Escola Estadual Henriqueta Costa Porto - São José dos Campos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.