É fato que todo ser humano já fez perguntas filosóficas em torno da vida. No entanto, poucos se arriscam a investigar essas questões detalhadamente, talvez por crer que a filosofia é um ramo complicado de entender ou pelo tédio que sente no início das análises.
É nessa hora que algo aparenta ser uma luz para despertar a curiosidade de qualquer indivíduo para esse tema: o livro “O Mundo de Sofia”, escrito por Jostein Gaarder, filósofo e professor norueguês. A obra é um romance da filosofia tratando das principais ideias de filósofos desde os pré-socráticos aos contemporâneos.
Com uma escrita fácil e termos diferentes sendo explicados ao longo da leitura, o livro aborda a história de uma garota chamada Sofia, prestes a completar seus 15 anos, que começa a receber cartas misteriosas de um curso de filosofia. Assim, com a teimosia da jovem para entender as ideias dos intelectuais, a leitura flui a ponto de pegar o leitor anotando itens importantes do livro e partindo para outra perspectiva do mundo.
Logo as cartas vão revelando ser de um professor de filosofia que tinha como objetivo formar Sofia através dos textos em um ser humano menos ignorante a respeito de sua própria vida e do mundo.
O Mundo de Sofia é um livro que vale a pena ser lido, mas vai exigir do leitor uma leitura - e releitura - atenta para as teses de cada filósofo apresentado, com o objetivo de que se molde uma conclusão válida para cada indivíduo.
Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.