Alunos

Você sabe o que é daltonismo?

Cerca de 8% da população brasileira vive com esse distúrbio

Laura Isabelli - MJ

Escrito por Laura Isabelli Ramos

15 OUT 2021 - 09H46 (Atualizada em 15 OUT 2021 - 10H03)

Reprodução: Internet

Você já se viu em uma discussão sobre alguma cor e ouviu “você é daltonico?” e depois se perguntou o que é daltonismo?

Vamos entender mais sobre o assunto:

No centro da retina existem dois tipos de fotorreceptores – células que captam a luz que chega à retina, transmitindo para o cérebro um impulso nervoso, permitindo que ele reconheça imagens. Elas são do tipo cone, que permitem a visão em cores; e o do tipo bastonete, que permite a visão em preto e branco. Uma pessoa é considerada daltônica quando não tem cones suficientes, por isso, a mensagem relativa à cor não chega ao cérebro.

Daltonismo é uma denominação comum para pessoas que têm alterações na visão das cores e a percepção é alterada principalmente na visão das cores verde, vermelho e azul, e das cores derivadas.

Ele é hereditário e genético ligado ao cromossomo X, ou seja, é transmitido de mãe para filho. A mulher transmite, mas raramente sofre com esse distúrbio.

É um distúrbio que não tem cura e nem tratamento. Também não tem nenhuma relação com outras doenças oftalmológicas ou evolui. Na visão normal, os pigmentos verde, vermelho e azul são bem definidos. E cada tipo de daltonismo influencia em tons diferentes.

Confira os tipos:

Tipo Protanopia: Diminuição ou ausência total do pigmento vermelho. Na visão do daltônico, o que ele enxerga são tons de marrom, verde ou cinza. Mas vai variar de acordo com a quantidade de pigmentos do objeto focado. A tendência é que o verde pareça vermelho, tipo sépia.

Tipo Deuteranopia: Esse não enxerga a cor verde. Os tons vistos são mais próximos do marrom. Quando o daltônico visualiza uma árvore, ele enxerga apenas uma cor, com pouca diferença de tons entre tronco e folhas. Alguns daltônicos apresentam o distúrbio em dois cones e distinguem apenas uma cor. O vermelho e o verde são os mais comuns.

Tipo Tritanopia: Um tipo raro que interfere na visão das cores azul e amarelo. Não é o caso da perda da visão total do azul, mas na percepção das tonalidades, que são diferentes. O amarelo é enxergado como rosa claro, e o laranja desaparece.

Reprodução: Internet
Reprodução: Internet


Mesmo sendo um distúrbio, o daltonismo consegue ser bem interessante. Entender essa doença e como funcionam os olhos, os genes e o sistema nervoso.

Agora você já pode explicar o que é daltonismo para os seus amigos. O corpo humano é impressionante, viu quantos sistemas temos dentro de nós? Agora um desafio: tente imaginar o mundo com outras cores e depois comente como foi a sua experiência.

Com supervisão de Yeda Vasconcelos, jornalista do Meon Jovem.





Escrito por
Laura Isabelli - MJ
Laura Isabelli Ramos

EMEF Profª Conceição Aparecida Magalhães Silva - 5º Ano B

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Exclusivo | Comissão Pré-Julgadora

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Alunos

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.