Metrópole

Especial: Scooter é opção para quem quer mobilidade e economia

Número de emplacamentos subiu 14,7% em 2023

Escrito por Meon

05 MAR 2024 - 11H00 (Atualizada em 05 MAR 2024 - 14H01)

Divulgação

A Metrópole Magazine traz este mês uma matéria sobre as scooters como opção de mobilidade nas grandes cidades

Leia a Revista em versão digital clicando aqui

As fabricantes de motocicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus produziram 1.573.221 unidades em 2023. De acordo com levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo) o volume é 11,3% superior ao registrado em 2022. Esse desempenho superou a expectativa da associação de alcançar 1.560.000 unidades produzidas, sendo o melhor resultado anual alcançado desde 2013. Marcos Bento, presidente da Abraciclo, todas as fabricantes mantiveram o ritmo de produção, apesar das dificuldades surgidas no decorrer do ano. “Isso comprova o esforço do setor na busca do crescimento sólido e sustentável”, explica.

Uma opção para quem gosta de veículos de duas rodas, procura economia e mobilidade urbana, mas prefere um veículo mais leve e compacto, são as scooters que podem ser elétricas e movidas a combustão. Em número de emplacamentos no ano de 2023 as scooters obtiveram 8,8% do montante total de emplacamentos de veículos de duas rodas com 139.439 unidades emplacadas. O resultado é 14,7% maior do que o registrado em 2022. Com baixa cilindrada, esses veículos têm câmbio automático CVT e rodam até 50km com 1 litro de gasolina. Elas são ideais também para quem está iniciando na pilotagem.

No caso da professora aposentada Silvia Mara Trigueiro de Araújo, 58 anos, a opção pela scooter veio após ela ter usado uma bicicleta elétrica por 6 meses e gostado da experiência. “Eu moro no Bosque dos Eucaliptos e vou muito no Satélite. Com a scooter posso me deslocar rapidamente e a economia é fenomenal”, declara Silvia. Ela conta que com o carro que tinha antes, gastava cerca de R$ 200 por mês de gasolina para cumprir seus afazeres. Hoje com a scooter esse gasto caiu para R$ 20/mês.

Além da economia de combustível que chega a 90%, Silvia explica que pilotar uma scooter é fácil e mais seguro que uma motocicleta de maior cilindrada. “Na scooter os pés ficam no solo da moto e ela tem as marchas automáticas. É só acelerar e frear! Isso me deixa mais segura”, completa.

Diferença entre Motocicleta e Scooter

A principal característica que diferencia uma moto street de outros estilos é que o piloto vai montado na motocicleta e na scooter ele vai sentado. As motos também têm quadro e suspensões mais robustos e rodas maiores, geralmente 17 polegadas nos modelos urbanos. As scooters têm rodas menores, geralmente entre 12 e 10 polegadas e são veículos feitos para uso estritamente urbano, em baixa velocidade. Outra grande diferença é o câmbio. Nas motos eles apresentam o sistema tradicional, nos quais os pilotos têm que apertar a embreagem e trocar as marchas no pedal de câmbio com o pé. Silvia explica que pilotar uma scooter é fácil e mais seguro que uma motocicleta de maior cilindrada. “Na scooter os pés ficam no solo da moto e ela tem as marchas automáticas. É só acelerar e frear! Isso me deixa mais segura”, justifica.

Investimento

Atualmente a scooter mais barata no Brasil é a elétrica. A chinesa Shineray SE3 sai na média a R$ 11.900. A marca japonesa Honda, tem a Elite 125 (movida a gasolina) que hoje custa em torno de R$ 12.500. Outros modelos mais sofisticados podem chegar a R$ 15 mil com benefícios como injeção eletrônica, o que melhora o desempenho e o consumo de combustível.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Metrópole

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.