A segunda remessa de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, começou a ser enviada nesta terça-feira (7) a mais quatro estados. Com a nova entrega, o Ministério da Saúde já distribuiu 1.125 frascos do produto, alcançando nove estados brasileiros.
As ampolas foram destinadas aos seguintes locais:
Acre: 30 ampolas
Bahia: 90 ampolas
Ceará: 120 ampolas
Distrito Federal: 90 ampolas
Goiás: 75 ampolas
Mato Grosso do Sul: 60 ampolas
Pernambuco: 240 ampolas
Paraná: 360 ampolas
Rio de Janeiro: 60 ampolas
O estoque foi estruturado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e será ampliado com a aquisição de mais 60 mil ampolas de etanol.
Além do etanol, o governo também adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, produzido por uma empresa japonesa que doou outras 100 unidades adicionais, totalizando 2,6 mil doses. A previsão é que o lote chegue ao Brasil ainda nesta semana e seja distribuído aos estados de acordo com o número de casos registrados.
Até segunda-feira (6), o país contabilizava 217 notificações de intoxicação por metanol, das quais 17 foram confirmadas e 200 seguem em investigação. Foram confirmadas duas mortes em São Paulo, e outros 12 óbitos estão sob apuração — sendo um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.
No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) lançou nesta terça-feira (7) um painel público no site Monitora RJ, reunindo informações sobre casos suspeitos, confirmados e descartados de intoxicação por metanol. O sistema visa apoiar ações de saúde e segurança pública no combate às fraudes com bebidas adulteradas.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Homem é preso pela PF por abuso sexual infantil em Jacareí
Suspeito compartilhava material pornográfico e aliciava crianças
Homem é preso e adega é interditada em Caraguá
Polícia realizou operação contra bebidas adulteradas
Casos de intoxicação por metanol em SP chegam a 176
Força-tarefa apreende mais de 100 mil garrafas; veja balanço atualizao
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.