A segunda remessa de etanol farmacêutico, utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, começou a ser enviada nesta terça-feira (7) a mais quatro estados. Com a nova entrega, o Ministério da Saúde já distribuiu 1.125 frascos do produto, alcançando nove estados brasileiros.
As ampolas foram destinadas aos seguintes locais:
Acre: 30 ampolas
Bahia: 90 ampolas
Ceará: 120 ampolas
Distrito Federal: 90 ampolas
Goiás: 75 ampolas
Mato Grosso do Sul: 60 ampolas
Pernambuco: 240 ampolas
Paraná: 360 ampolas
Rio de Janeiro: 60 ampolas
O estoque foi estruturado pelo Ministério da Saúde, em parceria com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), e será ampliado com a aquisição de mais 60 mil ampolas de etanol.
Além do etanol, o governo também adquiriu 2,5 mil unidades do antídoto fomepizol, produzido por uma empresa japonesa que doou outras 100 unidades adicionais, totalizando 2,6 mil doses. A previsão é que o lote chegue ao Brasil ainda nesta semana e seja distribuído aos estados de acordo com o número de casos registrados.
Até segunda-feira (6), o país contabilizava 217 notificações de intoxicação por metanol, das quais 17 foram confirmadas e 200 seguem em investigação. Foram confirmadas duas mortes em São Paulo, e outros 12 óbitos estão sob apuração — sendo um no Mato Grosso do Sul, três em Pernambuco, seis em São Paulo, um na Paraíba e um no Ceará.
No Rio de Janeiro, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-RJ) lançou nesta terça-feira (7) um painel público no site Monitora RJ, reunindo informações sobre casos suspeitos, confirmados e descartados de intoxicação por metanol. O sistema visa apoiar ações de saúde e segurança pública no combate às fraudes com bebidas adulteradas.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
São José dos Campos vai distribuir 25 mil testes para detectar metanol em bebidas
Estabelecimentos receberão os kits na próxima semana
Atropelamento deixa vítima gravemente ferida na Dutra em Jacareí
Acidente ocorreu no KM 166
Procon de São José intensifica fiscalização e orienta sobre a Black Friday
Órgão dá dicas de compras seguras para consumidores
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.