Um estudo revelou que, em 2023, apenas 36% dos homicídios registrados no Brasil foram esclarecidos até o final de 2024. Esse índice representa uma queda em relação ao ano anterior, quando 39% dos casos foram solucionados. Além disso, está abaixo da média global de 63% e da média das Américas, que é de 43%.
+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
A pesquisa "Onde mora a impunidade?", divulgada nesta segunda-feira pelo Instituto Sou da Paz, analisou dados de homicídios em 16 estados e no Distrito Federal. De um total de 24,1 mil homicídios registrados nas 17 unidades da federação naquele ano, aproximadamente 8.800 resultaram em denúncias criminais pelo Ministério Público.
Entre os estados, o Distrito Federal apresentou o melhor índice de resolução de homicídios, com 96%. Por outro lado, a Bahia teve o pior desempenho, com apenas 13% dos casos esclarecidos. São Paulo, o estado mais populoso do país, registrou uma queda significativa na taxa de esclarecimento, passando de 40% em 2022 para 31% em 2023.
A pesquisa também destacou que dez estados não forneceram dados suficientes para a análise, como Alagoas, Amapá, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Tocantins.
O estudo aponta que a impunidade nos homicídios no Brasil está relacionada à baixa capacidade de investigação dos estados e à falta de dados que permitam calcular com precisão o índice de esclarecimento.
Esses dados ressaltam a necessidade urgente de investimentos em segurança pública e aprimoramento das investigações para garantir justiça às vítimas e seus familiares.
Metanol: SP reforça hospitais com mais 3 mil ampolas de antídoto
Veja balanço das investigações e ações
São José é representada pela número 1 mundial do taekwondo
Maria Clara Pacheco, líder do ranking global, defende a cidade
Câmara enterra MP do IOF e texto perde validade
Proposta considerada essencial para equilíbrio fiscal foi retirada de pauta
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.