Neste sábado (15) o mundo voltará sua atenção para uma das questões mais urgentes em Direitos Humanos com a celebração do Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa.
+ Leia mais notícias do Brasil
+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp
No Brasil, já são mais de 30 milhões de brasileiros idosos e é urgente o debate em torno do tema. O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) alerta para os diferentes tipos de violações sofridas pelos mais idosos. Os casos mais recorrentes incluem violência física, psicológica, patrimonial, sexual, abandono e discriminação. São inúmeros os casos de agressões, principalmente verbais e maus-tratos que partem na maioria das vezes de pessoas da própria família.
Em algumas situações, os abusos são realizados na forma de beliscões, empurrões, tapas ou agressões que não deixam sinais físicos. Além disso, a violência psicológica é uma realidade. Ela é caracterizada por atos de humilhação, desvalorização moral ou deboche, que abalam a autoestima do idoso e podem desencadear situações de isolamento, bem como depressão e distúrbios nervosos. Os idosos quase nunca denunciam, por medo e para proteger seus familiares.
A boa notícia é que vem aumentando o número de denúncias recebidas diariamente pelo Disque100, serviço gratuito e sigiloso do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania. Apenas de janeiro a maio de 2023, o Disque 100, da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, recebeu 47 mil denúncias e registrou 282 mil violações referentes às pessoas idosas.
Jacareí realiza ‘II Fórum de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’.
O Conselho Municipal do Idoso (CMI), realizará na próxima sexta-feira (21), o ‘II Fórum de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’. O evento será aberto ao público, e para participar, a inscrição poderá ser feita no próprio local.
O Fórum recebe o tema ‘Não à Violência Velada’. A programação terá palestras e roda de conversa, além de apresentações de dança e teatro. O evento será realizado das 13h às 16h30, no Teatro Ariano Suassuna, localizado na Avenida Engenheiro Davi Monteiro Lino, 3.595, no Parque dos Sinos.
Conscientização
De acordo com o Conselho, a escolha do dia 21 de julho é para sensibilizar a população quanto ao ‘Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa’, comemorado no dia 15. A data foi oficialmente reconhecida pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011, após solicitação da Rede Internacional de Prevenção ao Abuso de Idosos (INPEA), que estabeleceu a comemoração em junho de 2006.
Confira a programação:
13h – Recepção
13h30 – Abertura oficial
13h50 – Contação de Histórias – “Carol do Brasil em: Nessa Mala tem História”.
14h40 – Palestra: “Violência Velada”, com Dr. Cláudio Stucchi
15h20 – Roda de Conversa: mediadora Cibele Sugano (Jornalista)
Palestrantes:
Dr. Celso Guido Lellis Vieira Júnior – Médico Geriatra
Dr. Cláudio Stucchi – Advogado e Gerontólogo
Elaine Santos – Assistente Social / Defensoria Pública
Dra. Ziqueide Vita da Silva – Delegada da Delegacia da Mulher
16h20 – Apresentação: Grupo de Dança Cigana da Casa Viva Vida
16h30 – Encerramento.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.