O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que o Enem 2025 poderá ser usado como certificado de conclusão do ensino médio para quem tem 18 anos ou mais, desde que a nota do candidato alcance o mínimo exigido. Essa função do Enem foi interrompida em 2017, mas agora vai voltar a valer.
+ Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp
Antes, entre 2009 e 2016, quem não tinha terminado o ensino médio na idade certa podia tentar tirar o diploma pelo Enem, desde que atingisse 450 pontos em cada prova objetiva e 500 pontos na redação. Quem faltasse em alguma matéria podia fazer só essa prova no ano seguinte para conseguir o certificado.
Em 2017, o governo decidiu tirar essa função do Enem para focar mais no ensino superior e evitar que o exame cobrasse conteúdos mais complexos de quem só queria o certificado. Desde então, quem buscava o diploma usava principalmente o Encceja — que continua valendo e não vai acabar.
As inscrições para o Enem 2025 vão de 26 de maio a 6 de junho, e as provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. Os estudantes da rede pública que terminam o ensino médio terão a pré-inscrição feita pelo Inep automaticamente.
O exame será dividido em dois domingos, com linguagens, ciências humanas e redação no primeiro dia; matemática e ciências da natureza no segundo. Os portões abrem ao meio-dia e fecham às 13h, com o início da prova às 13h30.
+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI
Além de garantir o diploma para maiores de 18, o Enem segue sendo a porta de entrada para o ensino superior via Sisu, Prouni, Fies e até universidades fora do Brasil.
Previsão do tempo em São José neste sábado(24)
Tempo instável, com temperaturas amenas e chuva ao longo do dia
Trump assina decretos para acelerar energia nuclear nos EUA
Foco é construir reatores menores para atender big techs
São Sebastião disponibiliza linha de crédito para empreendedores
Objetivo é fomentar pequenos negócios no município
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.