Um vídeo obtido pela coluna mostra o momento em que Júlio Cesar de Oliveira Silva Rodrigues, se passando por repórter, tenta extorquir o deputado estadual do Rio de Janeiro Alexandre Knoploch (PL). A negociação, registrada por câmeras escondidas no gabinete do parlamentar, flagra Rodrigues aceitando a quantia de R$ 10 mil e afirmando que o valor “resolve” a situação. Em seguida, ele foi preso em flagrante.
No diálogo, Rodrigues se apresenta como funcionário da Rede Globo e alega possuir um material de 12 minutos supostamente comprometedor contra Knoploch. O deputado, que já estava preparado após denúncia semelhante feita por outro colega da Alerj, Giovani Ratinho (SD), insiste em saber valores. Ao sugerir R$ 10 mil, Rodrigues confirma: “Acho ótimo, resolve”.
O caso
Segundo o boletim de ocorrência registrado no 5º Distrito Policial do Rio, Rodrigues chegou a procurar o irmão do deputado antes da reunião, afirmando que a reportagem iria ao ar no programa Fantástico caso não houvesse pagamento. A negociação foi marcada no gabinete e monitorada pelas câmeras de segurança da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).
Diante da confirmação do valor, Knoploch deu voz de prisão pelo crime de extorsão, e a prisão foi registrada em vídeo.
Posição da Globo
Em nota, a Rede Globo informou que Rodrigues não trabalhava no jornalismo da emissora e estava afastado desde 2023 por licença médica, atuando anteriormente como assistente de maquinaria em outra área. A empresa confirmou a demissão e disse que acionou a Polícia Civil assim que recebeu a denúncia.
“Era assistente de maquinaria de outra área da empresa, sem qualquer relação com o Fantástico ou com o jornalismo da Globo. Diante da gravidade dos fatos, a Globo tomou a decisão de desligar o funcionário”, declarou a emissora.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Metrópole Magazine de setembro está disponível em versão digital
Destaque para brasileiros bem sucedidos nos Estados Unidos
Câmara de Taubaté autoriza novos empréstimos pela Prefeitura
Vereadores aprovaram projeto em 1ª votação
Polícia fecha fábrica clandestina de bebidas alcoólicas em Americana
Operação apreendeu itens usados na adulteração de bebidas
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.