Brasil

Golpe disfarçado de vaga de emprego fraudou R$ 45 milhões em SP

Esquema usava currículos de desempregados para abrir empresas-laranja

Escrito por Meon

06 OUT 2025 - 20H30

Divulgação/Políciacivil.Sp

Um golpe que se passava por oportunidade de emprego usava currículos de desempregados para roubar dados pessoais e abrir empresas-laranja, com o objetivo de fraudar mais de R$ 45 milhões em impostos. A "Operação Hortifraude" foi deflagrada nesta terça-feira (30) em São Paulo pelo CIRA e Delegacia Fazendária.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

O esquema envolvia familiares, contadores e a esposa do investigado principal, que desde 2019 abriu mais de mil CNPJs - 95% já foram suspensos pela Secretaria da Fazenda. Foram cumpridas 148 ordens judiciais, com suspensão de registros profissionais e bloqueio de empresas usadas para o crime.

A operação também atingiu Cuiabá (MT), onde foram apreendidos cheques e cartões de crédito em nome de terceiros. As investigações revelam que os criminosos se aproveitavam da vulnerabilidade de pessoas em busca de emprego para obter documentos necessários à abertura das empresas de fachada.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.