A 7ª Vara do Trabalho de São Paulo determinou, nesta quarta-feira (27), que o Facebook e o Instagram não poderão permitir ou tolerar atividades consideradas como trabalho infantil artístico em suas plataformas sem prévia autorização da Justiça. A decisão liminar prevê multa de R$ 50 mil por criança ou adolescente em caso de descumprimento, com prazo de cinco dias úteis para adequação.
👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!
A medida foi concedida pela juíza Juliana Petenate Salles, em ação civil pública apresentada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT). Segundo a magistrada, expor crianças e adolescentes na internet para fins de lucro, sem avaliação judicial das condições de trabalho, implica riscos imediatos e graves.
Entre os possíveis prejuízos citados estão a pressão para manter produção constante de conteúdo, a exposição a ataques virtuais que podem afetar a autoestima e impactos sociais e educacionais que comprometem o direito à educação, ao desenvolvimento e às atividades próprias da infância. A juíza destacou ainda que esses danos podem ser “irreversíveis”, já que imagens publicadas na internet podem ser copiadas e utilizadas de forma ilimitada.
O processo reúne elementos de um inquérito civil em que o MPT aponta perfis de crianças em atividades comerciais nas redes sociais. No documento, as empresas reconhecem não cumprir o artigo 149 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que estabelece a necessidade de autorização judicial para participação de menores em atividades de risco ou em locais de grande circulação.
Senado aprova projeto contra a adultização de crianças
Lei cria regras para redes sociais e plataformas
SJC: Vacina Rápida agora mostra estoque de doses nas UBSs
Nova funcionalidade do sistema permite consultar vacinas disponíveis
Marinha encontra lancha naufragada em São Sebastião
Dois corpos foram localizados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.