Brasil

Lula e Trump conversam por videoconferência sobre tarifaço

Presidente brasileiro pediu fim de tarifas e sanções a autoridades

Escrito por Meon

06 OUT 2025 - 11H10 (Atualizada em 06 OUT 2025 - 12H53)

Marcelo Camargo/Agência Brasil e Andrew Harnik/Getty Images

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta segunda-feira (6) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em um telefonema de cerca de 30 minutos considerado "em tom amistoso" pelo Palácio do Planalto. Durante a ligação, Lula pediu a retirada da sobretaxa de 40% aplicada a produtos brasileiros e o fim das sanções impostas a autoridades do país.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

Segundo nota oficial, Lula destacou a história de 201 anos de relações entre Brasil e Estados Unidos e ressaltou que o país é um dos três membros do G20 com superávit na balança de bens e serviços com os americanos. O presidente brasileiro também aproveitou para propor encontros futuros, incluindo a Cúpula da ASEAN na Malásia e a COP30, em Belém (PA), além de se colocar à disposição para viajar aos EUA.

Trump indicou que o secretário de Estado Marco Rubio dará continuidade às negociações com o governo brasileiro. A conversa foi acompanhada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin e por ministros de Relações Exteriores, Fazenda, Comunicação Social, além do assessor especial Celso Amorim.

O Palácio do Planalto destacou que o diálogo reforça a intenção de restaurar relações amigáveis entre as duas maiores democracias do Ocidente e de manter canais de comunicação abertos e produtivos.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.