Brasil

Lula sanciona lei que amplia licença-maternidade após alta hospitalar

Prorrogação é de 120 dias em caso de complicações no parto

Escrito por Meon

29 SET 2025 - 14H00

Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou nesta segunda-feira (29) o Projeto de Lei 386/2023, que altera a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) para estender a licença-maternidade em até 120 dias após a alta hospitalar da mãe ou do recém-nascido em situações de internação por complicações no parto.

+ Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

De acordo com a nova lei, quando a internação ultrapassar duas semanas, a licença e o salário-maternidade passam a ser contados a partir da alta hospitalar, podendo ser prorrogados por até quatro meses. A medida segue entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF), que em 2022 determinou que a alta médica da mãe ou do bebê deve ser o marco inicial para a contagem do benefício.

A sanção ocorreu durante a 5ª Conferência Nacional de Políticas para as Mulheres, realizada em Brasília até quarta-feira (1º). O evento contou com a presença da primeira-dama Janja Lula da Silva, de nove das dez ministras do governo federal e de representantes de movimentos sociais.

Em discurso, Lula destacou a importância das mulheres na defesa da democracia, citou figuras femininas de destaque no país e encerrou a fala com a frase “Marielle vive”, em referência à vereadora Marielle Franco (Psol-RJ), assassinada em 2018. O presidente também prestou homenagem à ex-esposa Marisa Letícia, falecida em 2017, e à atual esposa, Janja, afirmando que pretende levá-la ao encontro previsto com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Brasil

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.