Na noite de 10 de julho, a Rodovia Presidente Dutra será palco da maior operação de transporte de carga já realizada na via: um transformador de 135 m de comprimento, 6 m de largura e mais de 800 toneladas será deslocado de Guarulhos (SP) até Seropédica (RJ), com destino final à Arábia Saudita.
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A transportadora empregará uma plataforma autônoma com 59 eixos, ocupando até duas faixas da rodovia. A operação contará com a coordenação da CCR RioSP (concessionária Motiva), com equipes de Engenharia, Operações e Tráfego, além de envolvimento da PRF, ANTT, DNIT e DER‑SP.
O trajeto terá início às 21h do dia 10, no km 218, com interdições no sentido SP e RJ para o posicionamento inicial. Às 22h, será bloqueado o tráfego nas faixas expressas e marginais por cerca de 30 minutos para ajustes finos.
A partir da meia‑noite do dia 11, o comboio seguirá para o pedágio de Arujá e, posteriormente, com chegada prevista às 10h na balança da ANTT em Guararema, onde será feita pesagem. Na sequência, a logística prossegue até o Rio de Janeiro, com parada no posto da PRF em São José dos Campos prevista para o dia 14.
Toda a operação será monitorada 24 horas pelo Centro de Controle Operacional da CCR RioSP. Ajustes poderão ocorrer em razão do clima ou questões técnicas. A concessionária orienta cuidado redobrado para motoristas, recomendando atenção aos painéis eletrônicos e respeito à sinalização. Ademir Pereira, coordenador de Operações, enfatiza: “Estamos trabalhando para garantir uma operação segura e tranquila para todos”.
A logística especial evidencia a complexidade do transporte de cargas superdimensionadas no eixo São Paulo–Rio de Janeiro, estratégico por abrigar o principal corredor de exportação terrestre do país. Segundo a CCR, a Via Dutra é a rodovia mais importante do Brasil, ligando duas das maiores metrópoles e suportando intenso tráfego, o que torna a operação ainda mais relevante.
Especialistas alertam que esse tipo de transporte exige planejamento minucioso e coordenação com diversos órgãos para minimizar riscos à segurança viária, além de causar impacto em horários de pico. Estima-se que a operação, até alcançar Seropédica, leve cerca de 15 dias.
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Essa operação inédita sinaliza o crescente dinamismo nas exportações estratégicas do Brasil, especialmente no setor energético, e reforça a importância de infraestrutura rodoviária robusta e articulada. A capacidade da Via Dutra em suportar complexas operações logísticas será testada nos próximos dias, com consequências para o monitoramento do transporte de cargas excepcionais no país.
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