A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) apura se a morte de um estudante universitário de 19 anos, ocorrida em junho, em Águas Claras, tem relação com a rede criminosa especializada na produção e distribuição de cogumelos alucinógenos desmantelada nesta semana. O jovem caiu do oitavo andar de um prédio e há indícios de que ele tenha consumido a droga, que contém psilocibina, antes da tragédia.
A organização, alvo da Operação Psicose, funcionava em escala industrial e movimentava até R$ 200 mil por dia, segundo a Coordenação de Repressão às Drogas (Cord). O grupo atuava em seis estados e no DF, utilizando empresas de fachada e plataformas digitais para comercializar a droga como se fosse um grande e-commerce, com fotos em alta resolução, descrições detalhadas e formas de pagamento que incluíam Pix e cartão de crédito.
Esquema nacional
As investigações revelaram que, em Curitiba (PR), havia um centro logístico considerado o coração da organização. Empresas registradas como comércio de alimentos em Santa Catarina e no Paraná também eram usadas para dar aparência legal às operações e lavar o dinheiro do tráfico.
Além disso, universitários de Brasília foram presos preventivamente por manter linhas próprias de produção em ambientes controlados. A droga era entregue em embalagens discretas por transportadoras privadas e até pelos Correios, em modelo semelhante ao dropshipping.
Operação Psicose
A ofensiva contou com 150 policiais civis e cumpriu 20 mandados de busca e apreensão e nove prisões preventivas em Curitiba, Joinville, São Paulo, Belém, Belo Horizonte, Vitória e no Distrito Federal. Foram apreendidos computadores, celulares, documentos contábeis, dinheiro em espécie e material de produção dos cogumelos.
Segundo a Cord, a rede tinha estrutura milionária, combinando produção avançada, logística eficiente e marketing digital agressivo. As investigações agora buscam identificar financiadores e operadores financeiros envolvidos no esquema.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp.
Parque Capivari recebe mostra Hello Kitty Parade
Evento acontece durante todo o mês de setembro em Campos do Jordão
Trio é preso com drogas na Carvalho Pinto em São José
Polícia Rodoviária apreende 15 kg de maconha e cocaína
SJC: Homem é preso suspeito de ataque a assentamento do MST em Tremembé
Crime aconteceu em janeiro deste ano
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.