O Abrigo Solidário, coordenado pela Defesa Civil do Estado, prestou atendimento a 630 pessoas entre os dias 9 e 12 de agosto, incluindo 571 homens, 59 mulheres e 13 animais de estimação. No período, 545 pessoas pernoitaram no local — 500 homens, 45 mulheres e 11 pets.
✅ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp
Instalado na Estação Pedro II do Metrô, no centro da capital, o espaço funciona das 19h às 8h e oferece acolhimento, alimentação e cuidados básicos para pessoas em situação de vulnerabilidade e seus animais durante períodos de baixas temperaturas. A iniciativa é uma parceria entre a Defesa Civil, o Metrô, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDS), o Fundo Social de São Paulo e a Secretaria dos Transportes Metropolitanos. Desde o fim de maio, mais de 3 mil pessoas já foram atendidas.
Frentes frias e alerta para baixa umidade
A primeira frente fria de agosto chegou na semana passada, derrubando as temperaturas. Uma nova massa de ar frio deve atingir o estado por volta do dia 27, provocando novas quedas de temperatura, especialmente nas manhãs, embora sem grande potencial para chuvas intensas.
Apesar das ondas de frio, o mês segue com predomínio de tempo seco no interior paulista, aumentando o risco de queimadas. Entre 12 e 13 de agosto, cidades do interior devem registrar umidade relativa do ar abaixo de 30%. Os índices mais críticos estão previstos para Barretos, Franca e Ribeirão Preto (11%), Araçatuba e São José do Rio Preto (13%), e Presidente Prudente e Marília (18%), caracterizando situação de emergência segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).
A Defesa Civil orienta que, em períodos de baixa umidade, a população evite exposição prolongada ao sol nos horários mais quentes, aumente a ingestão de líquidos e mantenha ambientes umidificados.
CBF investirá para implementar impedimento semiautomático
Sistema deve estrear em todos os estádios do Brasileirão a partir de 2026
EUA sancionam autoridades brasileiras do Mais Médicos
Medida é apontada como retaliação
ONG critica relatório dos EUA sobre direitos humanos
Human Rights Watch acusa Trump de manipular dados sobre aliados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.