Estado de São Paulo

Metanol: Prisões por venda irregular de bebidas chegam a 51 em SP

Veja números atualizados

Escrito por Meon

12 OUT 2025 - 10H00

Divulgação/GovSP

O estado de São Paulo já registrou 51 prisões por venda irregular ou adulteração de bebidas neste ano, sendo 30 delas realizadas desde o dia 29 de setembro, quando foi instaurado o gabinete de crise para investigar os casos de intoxicação por metanol. As ações de fiscalização e repressão foram intensificadas em todo o território paulista.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp

As prisões mais recentes ocorreram entre sexta-feira (10) e sábado (11), nos municípios de Hortolândia e Tatuí. Em Hortolândia, uma operação da Polícia Militar localizou uma fábrica clandestina de bebidas alcoólicas. No local, foram apreendidas 1.258 garrafas cheias de bebidas de diferentes marcas, 8.800 garrafas vazias, tampas, lacres, rótulos com selo de importação, galões com substâncias semelhantes a álcool e maquinários para envase. Um homem de 27 anos foi preso em flagrante.

Já em Tatuí, uma força-tarefa do Governo de SP prendeu um homem de 42 anos responsável por outra fábrica clandestina. O esquema contava com a participação de um adolescente de 17 anos, contratado para ajudar na adulteração e no envase de bebidas destiladas destinadas à revenda.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP), até esta sexta-feira (10) foram descartados 189 casos suspeitos de intoxicação por metanol. O estado contabiliza 25 casos confirmados e 160 em investigação, com registros de óbitos em São Paulo, São Bernardo do Campo e Osasco.

Operação #DeOlhoNoCopo

Na noite de sexta-feira (10), mais de 400 agentes do Procon-SP e de Procons municipais realizaram uma operação simultânea em 92 cidades e na capital. A ação fiscalizou mais de mil estabelecimentos, orientando consumidores e comerciantes sobre os riscos da comercialização de bebidas irregulares e verificando o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor.

Balanço das ações

Prisões: 51 pessoas, sendo 30 desde 29/9

Apreensões: Mais de 21,4 mil garrafas desde 29/9 (71,4 mil ao longo de 2025), 105,2 mil insumos, 480 mil rótulos (15 milhões no ano) e 121,8 mil vasilhames vazios

Interdições: 13 estabelecimentos interditados cautelarmente

As autoridades estaduais reforçam a importância de que os consumidores adquiram bebidas apenas em locais confiáveis e fiquem atentos a sinais de adulteração nas embalagens, como rótulos mal colados ou lacres danificados. A população pode denunciar irregularidades aos órgãos de fiscalização.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Estado de São Paulo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.