Estado de São Paulo

SP confirma Mota-Engil como vencedora da PPP do Túnel Santos–Guarujá

Projeto segue para homologação e passa a contar com site oficial do governo

Escrito por Meon

20 OUT 2025 - 12H30

Divulgação/GovSp

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI), confirmou a Mota-Engil Latam Portugal S.A. como vencedora definitiva da Parceria Público-Privada (PPP) para a construção do Túnel Imerso Santos–Guarujá. O projeto, estruturante para a Baixada Santista, terá investimento total de R$ 6,8 bilhões, sendo R$ 5,1 bilhões em aportes públicos divididos entre o Governo do Estado e a União.

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O processo pode ser acompanhado pelo site oficial do projeto http://www.tunelsantosguaruja.sp.gov.br, que reúne informações sobre cronograma, etapas e andamento da obra, reforçando o compromisso da gestão com a transparência.

A Cetesb já emitiu a licença ambiental prévia, que confirma a viabilidade do projeto e estabelece condicionantes relacionadas a impactos sobre manguezais, fauna, flora, ruído e desapropriações.

“O Túnel Santos–Guarujá é um projeto estruturante para a Baixada Santista e para o Estado. A conclusão da fase de habilitação e o avanço das etapas contratuais reforçam o compromisso do Governo de São Paulo com obras que trazem desenvolvimento, mobilidade e qualidade de vida à população”, afirmou Rafael Benini, secretário de Parcerias em Investimentos.

O projeto prevê a construção de um túnel de 870 metros sob o canal portuário, com três faixas por sentido, passagem para pedestres e ciclistas e galeria técnica de serviços. O contrato tem duração de 30 anos, incluindo operação e manutenção da infraestrutura.

A Mota-Engil venceu o leilão na B3, em setembro, com desconto de 0,5% sobre a contraprestação pública máxima anual de R$ 438,3 milhões. Com a habilitação definitiva, o processo segue para homologação e adjudicação, que antecedem a assinatura oficial do contrato. Após a formalização, os aportes públicos — R$ 2,7 bilhões do Estado e R$ 2,7 bilhões da União — deverão ser efetuados em até 60 dias.

A fase de definição da doca de montagem dos módulos de concreto está prevista para 2026, em Santos ou Guarujá, com produção iniciando em 2027 e montagem da estrutura imersa até 2030. As obras de acesso nos dois municípios também terão início nesse período, e a entrega completa do túnel está prevista para 2031.

O projeto deve gerar cerca de 9 mil empregos diretos e indiretos, reduzir o tempo de travessia entre Santos e Guarujá para até 5 minutos, beneficiar mais de 2 milhões de pessoas e impulsionar o desenvolvimento logístico e urbano da região.

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