Mundo

Americanos estão frustrados após 100 dias do 2º mandato de Trump

Pesquisa revela desconfiança generalizada

Escrito por Meon

29 ABR 2025 - 20H06 (Atualizada em 29 ABR 2025 - 21H26)

reprodução

Uma nova pesquisa de opinião revela que os americanos estão cada vez mais frustrados, decepcionados e assustados com os rumos da política no país, especialmente após os primeiros 100 dias do segundo mandato de Donald Trump na presidência.

+Receba as notícias do dia - Clique AQUI para seguir o Canal do Meon no WhatsApp

Segundo os dados, quase dois terços da população acreditam que o país está no caminho errado. A desconfiança em relação aos líderes políticos é generalizada, com os republicanos no Congresso mantendo baixos índices de aprovação — e os democratas em situação ainda pior. Um em cada quatro entrevistados afirmou não confiar em nenhuma das lideranças atuais.

O levantamento mostra também um aumento no medo relacionado ao que pode acontecer nos próximos anos do governo Trump. Entre os democratas e independentes com inclinação democrata, 71% dizem temer o que está por vir, número que cresceu 12 pontos desde o fim do ano passado. Já entre republicanos, apenas 8% compartilham essa preocupação, com a maioria avaliando positivamente a condução do governo.

Apesar disso, o entusiasmo entre eleitores conservadores também caiu: o percentual de republicanos empolgados com o mandato de Trump caiu de 44% para 34% em apenas dois meses.

Mais da metade dos entrevistados acredita que o Congresso e os tribunais não estão fazendo o suficiente para conter o poder do presidente. Para os republicanos, no entanto, a atuação do governo está no equilíbrio certo, enquanto muitos consideram que o Judiciário está indo longe demais ao tentar limitar o presidente.

A pesquisa também mostra que 58% veem o controle total do governo pelos republicanos — incluindo Câmara, Senado e presidência — como algo negativo para o país. Apenas 37% aprovam a forma como os líderes republicanos estão atuando no Congresso. Os principais nomes da legenda, como Mike Johnson e John Thune, seguem com baixa aprovação.

Já o Partido Democrata enfrenta um cenário ainda mais desanimador: apenas 27% aprovam seus líderes, o pior índice em muitos anos. Quase metade dos entrevistados desaprova tanto republicanos quanto democratas. Os dois líderes do partido no Congresso, Hakeem Jeffries e Chuck Schumer, têm índices de rejeição altos, inclusive entre seus próprios apoiadores.

A frustração também é geracional. Entre os democratas com menos de 35 anos, a imagem de Schumer é majoritariamente negativa, enquanto ele ainda mantém apoio entre os mais velhos. A base do partido cobra mais atitude e renovação de lideranças.

No geral, 63% dos americanos dizem estar frustrados com a política, e 60% afirmam sentir decepção — embora esse último índice tenha caído desde janeiro. Cerca de 45% dizem estar indignados, com esse número sendo bem maior entre os democratas.

+Receba as principais notícias do dia - Clique AQUI

A insatisfação atravessa as linhas partidárias, ainda que os republicanos estejam hoje mais otimistas do que no início do governo. Enquanto isso, eleitores democratas demonstram impaciência com a falta de ação concreta dos seus representantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.