Mundo

Atualização sobre as buscas do submarino perdido

Empresa responsável confirma morte dos cinco tripulantes

Escrito por Meon

22 JUN 2023 - 16H09 (Atualizada em 22 JUN 2023 - 21H53)

OCEANGATE EXPEDITIONS/BBC

Empresa responsável pelo submarino confirma morte dos cinco tripulantes. Destroços do Titan foram encontrados a 500 metros da proa do Titanic, a 3.800 metros de profundidade.

+ Leia mais notícias do Mundo

+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi

O submersível teve uma implosão catastrófica, e provavelmente foi devido a um casco de fibra de carbono frágil de baixa qualidade.

Os passageiros provavelmente tiveram uma morte muito rápida, sem sufocamento ou sofrimento.

Os detritos encontrados, nesta quinta-feira (22) perto dos destroços do Titanic, incluíam a estrutura de pouso e o convés traseiro do OceanGate. A Guarda Costeira afirma que estas peças é de uma suposta implosão do Titã, devido a forte pressão no fundo do Atlântico Norte. 

Segundo um jornal estadunidense, o The Wall Street, havia um sistema de detecção da Marinha dos Estados Unidos, que ouviu a implosão do submarino quase duas horas depois de ter descido em direção ao Titanic, apontando que os 5 passageiros já estariam mortos e que, assim, as Forças Armadas Marítima dos EUA resolveram não falar nada sobre isso. Até este momento, a Marinha não se pronunciou.  

Os passageiros do Titan são o empresário britânico, Hamish Harding, o diretor-executivo da OceanGate e piloto, Stockton Rush, o empresário paquistanês, Shahzada Dawood, e o filho de Dawood, Suleman Dawood.

Reprodução/Redes Sociais
Reprodução/Redes Sociais
Da esquerda para direita: Suleiman Dawood, Shahzada Dawood, Hamish Harding, Paul-Henry Nargeolet e o CEO da Ocean Gate, Stockton Rush


A tripulação do submarino perdeu contato com o navio da base, o Polar Prince, quase duas horas depois de iniciar a descida em direção aos destroços do Titanic.

Ex-funcionarios da OceanGate, já vinham acusando a companhia pela falta de testes de segurança e, por muitas vezes, mencionaram que o documento que os turistas assinam sobre risco de morte, estava errado, pois isenta a empresa de qualquer responsabilidade.

Somente neste ano de 2023, essa foi a 3ª visita ao 'Titanic' feita pela OceanGate, que cobra US$ 250 mil (R$ 1,19 milhão) de cada passageiro. Entre os anos de 2021 e 2022 foram feitas 18 expedições pela companhia e, em algumas, o submarino apresentou algumas falhas, mas até então nada muito grave. De acordo com jornais internacionais, o objetivo é uma vista real dos destroços do 'Titanic' por meio de uma pequena janela de aproximadamente 53 centímetros de diâmetro. Cada uma dessas visitas tem o limite de 5 pessoas. Em uma das últimas expedições do ano passado (2022), Alan Estrada, influenciador e youtuber, visitou o 'Titanic'.

A expedição dura oito dias e começa na cidade de St. John’s, na província canadense de Newfoundland. A viagem tem uma jornada de 740 quilômetros em um barco até o local do naufrágio. A visita ao navio naufragado normalmente dura 8 horas, contando também com o tempo para voltar à superfície.

Quem encontrou a embarcação do 'Titanic' foram os oceanógrafos, Robert Ballard e Jean-Louis Michel. Eles estavam tentando localizar submarinos nucleares afundados no Atlântico Norte quando descobriram a área do naufrágio. A pessoa que mais visitou a embarcação naufragada, foi o diretor do filme "Titanic", James Cameron, que "mergulhou" 33 vezes através de uma sonda.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.