Mundo

Austrália investiga o desaparecimento de amostras de vírus perigosos de laboratório

Sumiço ocorreu em 2023 mas só foi revelado na última segunda-feira (9)

Escrito por Meon

11 DEZ 2024 - 20H00 (Atualizada em 11 DEZ 2024 - 20H36)

reprodução

O incidente, classificado como uma “grave violação dos protocolos de biossegurança”, ocorreu em agosto de 2023, mas só foi revelado publicamente na última segunda-feira (9).

Entre os vírus desaparecidos estão o hendra, o lyssavirus e o hantavírus, todos de alta periculosidade. O ministro da Saúde de Queensland, Timothy Nicholls, afirmou que, dada a seriedade da violação, o órgão estadual de saúde precisa investigar o caso e adotar medidas para evitar que algo semelhante ocorra no futuro.

O laboratório afetado é especializado no diagnóstico, pesquisa e vigilância de vírus transmitidos por mosquitos e carrapatos, com ênfase em doenças de importância médica. No entanto, ainda não se sabe se as amostras foram furtadas ou destruídas. O governo destacou que, até o momento, não há evidências de risco imediato à comunidade.

O hendra é um vírus zoonótico exclusivo da Austrália, transmitido de animais para humanos. O hantavírus pode provocar doenças graves, como febre hemorrágica e síndrome pulmonar, que frequentemente são fatais. O lyssavirus é um grupo de vírus relacionado à raiva, uma doença fatal sem tratamento adequado. Embora preocupante, especialistas ressaltam que os vírus desaparecidos não sobreviveriam fora de condições controladas.

"O importante a se notar é que as amostras de vírus se degradam rapidamente quando não estão armazenadas em temperaturas extremamente baixas, tornando-se não infecciosas. É altamente improvável que as amostras tenham sido descartadas de maneira inadequada, já que isso violaria práticas laboratoriais padrão", explicou o diretor de Saúde Pública, John Gerrard.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.