Mundo

Brasileiros invadem Instagram de Trump após anúncio de tarifas de 50%

Usuários brasileiros protestaram contra novo imposto americano

Escrito por Meon

10 JUL 2025 - 19H00

reprodução

Após o anúncio feito na quarta-feira (9) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a imposição de tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, o perfil dele no Instagram foi inundado de críticas de usuários brasileiros. Conhecidos por sua intensa presença nas redes sociais, eles passaram a comentar nas postagens mensagens como “deixe o Brasil em paz”, “Brasil soberano” e “não somos terra sem lei”. A repercussão foi tão grande que Trump chegou a restringir os comentários em suas publicações — mas, pouco depois, liberou novamente, reforçando o clamor de protestos.

+ Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

Especialistas defendem que a medida tem caráter político, destinada a impor sanção econômica. A carta de Trump não apenas menciona as alegações de práticas comerciais injustas por parte do Brasil, mas também critica o processo jurídico contra o ex‑presidente Jair Bolsonaro, qualificado como “witch hunt” (caça às bruxas). Além disso, o fato de os EUA apresentarem superávit comercial com o Brasil reforça, para os analistas, que a medida tem motivação política, não econômica.

No plano interno dos EUA, Trump mencionou restrições às empresas de tecnologia americanas no Brasil e pediu uma investigação formal sobre questões de comércio digital. A nova alíquota, que quadruplica os 10% previamente anunciados em abril, entrará em vigor para todos os produtos brasileiros a partir de 1º de agosto, segundo a própria carta do ex-presidente.

Em reação, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva qualificou os 50% como uma “ingerência”, reafirmando que o Brasil é uma “nação soberana com instituições independentes” e que não aceitará qualquer forma de tutela externa. Lula também anunciou que o Brasil usaria sua recém‑aprovada Lei da Reciprocidade Econômica para retribuir à altura, caso a tarifa seja efetivada.

No mercado, a repercussão foi imediata: o real desvalorizou-se em mais de 2% frente ao dólar, enquanto ações de empresas exportadoras brasileiras, como Embraer e Petrobras, sofreram quedas. Além disso, o preço de commodities como café e suco de laranja disparou no mercado internacional, antecipando elevação de custo para o consumidor americano.

Especialistas apontam que a atitude de Trump compõe uma estratégia mais ampla de imposição de tarifas como instrumento político, alinhada a interesses ideológicos e pessoalmente ligadas à defesa de Bolsonaro. Segundo analistas, essa retórica protecionista pode, paradoxalmente, desenvolver efeito “rally” em favor de Lula no cenário interno, além de influenciar negociações comerciais multilaterais futuras.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.