Mundo

Cientistas chineses desenvolvem robô com útero artificial

Tecnologia promete gestação completa, da concepção ao nascimento

Escrito por Meon

19 AGO 2025 - 20H00

reprodução

Pesquisadores chineses apresentaram, na Conferência Mundial de Robótica 2025, um protótipo de robô equipado com útero artificial capaz de gestar um bebê do início ao nascimento. O evento ocorreu entre 8 e 12 de agosto, em Pequim.

👉 Receba as notícias do dia – clique AQUI para seguir o canal MEON no WhatsApp!

O projeto é liderado pela empresa Kaiwa Technology, que afirma que o protótipo inicial estará disponível no mercado em 2026, com preço estimado de 100.000 yuans (aproximadamente R$ 73 mil). A tecnologia é projetada para fornecer todos os nutrientes necessários ao feto e realizar o processo de gestação de forma completa.

Segundo Zhang Qifeng, fundador da Kaiwa Technology, o desenvolvimento já alcançou um “estágio maduro”. “Agora, o útero precisa ser implantado no abdômen do robô para que uma pessoa real e o robô possam interagir para conceber a gravidez, permitindo que o feto cresça dentro dele”, explicou.

A inovação não se limita apenas à gestação. O sistema é capaz de fertilizar óvulos e nutrir o feto por meio de um tubo que reproduz as funções biológicas de uma gravidez natural, acompanhando todo o processo desde a concepção até o parto.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em Mundo

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.